Heiligendamm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Heiligendamm
—  Estância  —
Seebrücke (cais) para o spa de Heiligendamm
Seebrücke (cais) para o spa de Heiligendamm
Mapa da Alemanha mostrando Heiligendamm, Bad Doberan.
Mapa da Alemanha mostrando Heiligendamm, Bad Doberan.
54° 09' N 11° 50' E
País  Alemanha
Sítio Site oficial

Heiligendamm (pronúncia em alemão:AFI[haɪlɪɡəndam]) é uma estância balnear alemã, fundada em 1793. O pequeno grupo de estruturas que ainda sobrevivem são lembranças dos dias de glória de tempos passados, quando essa parte do mar Báltico, foi um dos parques da aristocracia da Europa.[1] É o mais antigo spa à beira-mar, na Alemanha. Heiligendamm é parte da cidade de Bad Doberan, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Devido aos edifícios brancos classicistas que revestem o passeio marítimo da praia, a cidade também é conhecida como a "Cidade Branca pelo Mar" (em alemão: Die Weisse Stadt am Meer). Hoje, a área o beira-mar é ocupado por um hotel cinco estrelas. Uma estrada de ferro a vapor de bitola estreita, conhecida como a "Molli", liga Heiligendamm a Kühlungsborn e Bad Doberan.

Em 13 de julho de 2006, o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush ficou em Heiligendamm, durante uma visita de Estado para visitar a chanceler alemã Angela Merkel, em Stralsund.

Entre 6 e 8 de junho de 2007, o Grand Hotel de Heiligendamm sediou a 33ª cúpula de líderes do G8. Como resultado milhares de ativistas anticapitalistas bloquearam as estradas de Heiligendamm e um número estimado de 25.000 manifestantes antiglobalização protestaram nas proximidades de Rostock.[2]

Referências

  1. Bradley, Kimberly. "A Spa Town Reclaims Its Glory," New York Times. June 3, 2007.
  2. "An Orgy of Violence as G8 Approaches; German City Rocked by Violent Riots," Der Spiegel. June 2, 2007.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Heiligendamm
Ícone de esboço Este artigo sobre a Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.