Hellraiser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hellraiser
Fogo Maldito (PT)
Hellraiser - Renascido do Inferno (BR)
 Reino Unido
1987 • cor • 94 min 
Direção Clive Barker
Roteiro Clive Barker
Elenco Doug Bradley
Andrew Robinson
Clare Higgins
Sean Chapman
Oliver Smith
Ashley Laurence
Género Terror
Idioma Inglês
Música Christopher Young
Cronologia
Último
Último
Hellbound: Hellraiser II
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Hellraiser (no Brasil, Hellraiser - Renascido do Inferno e em Portugal, Fogo Maldito), é um filme de horror produzido na Grã-Bretanha em 1987 que explora os temas sadomasoquismo, dor como fonte de prazer, moralidade sob stress e medo. É baseado no livro The Hellbound Heart, do aclamado escritor britânico Clive Barker, que também veio a ser o diretor e roteirista da versão cinematográfica. Sete sequências foram produzidas, e um remake foi anunciado em 2007.

Configuração do Lamento

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Hellraiser inicia com Frank Cotton comprando uma antiga relíquia em forma de cubo, conhecida como a Configuração do Lamento. Segundo a lenda, este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável. Em troca do prazer, o cubo exige a alma do usuário. Assim que Frank resolve o quebra-cabeça e abre o cubo, ele entra em uma outra dimensão povoada pelos Cenobitas, criaturas deformadas, vestindo couro preto, que sentem prazer na dor. Só então Frank percebe que a noção de "prazer" dos Cenobitas não é a mesma que a sua. Ganchos e correntes saem da escuridão, rasgando a carne de Frank e partindo seu corpo em pedaços. Frank é condenado a uma eternidade nessa outra dimensão, experimentando simultaneamente tortura e prazer. Tempos depois, o irmão de Frank, Larry, muda-se para a velha casa abandonada da família, junto com sua segunda esposa, Julia. Eles presumem que Frank está fora, em uma de suas notórias aventuras. A filha adolescente de Larry, Kirsty, decide não morar com o pai e a madrasta e muda-se para um apartamento.

Durante a mudança, Larry fere a mão em um prego na parede. Julia leva Larry ao hospital, mas algumas gotas de seu sangue pingam no assoalho do sótão que, sem que eles saibam, é o lugar no qual Frank invocou os Cenobitas tempos atrás. O sangue infiltra-se pelas tábuas e começam a regenerar o corpo de Frank. Mais tarde, Julia entra no sótão e encontra Frank, mas ele claramente não é mais humano, tendo se tornado uma criatura esquelética e sem pele. É revelado que Frank e Julia já foram amantes, e Frank convence Julia a ajudá-lo, dizendo que apenas mais sangue humano pode fazer com que ele recupere sua antiga aparência. Julia passa a seduzir homens nos bares e atraí-los para o sótão, onde ela e Frank os matam para usar seu sangue. O corpo de Frank vai lentamente recuperando a forma humana, enquanto ele explica a Julia que eles devem fugir em breve, pois os Cenobitas logo darão por sua ausência e virão em seu encalço.

Kirsty vê Julia levando um homem para a casa. Imaginando que a madrasta está traindo o pai, ela vai investigar. No sótão, ela se defronta com a cena aterradora do semi-humano Frank alimentando-se do sangue do homem. Frank tenta agarrar Kirsty, mas ela alcança a Configuração do Lamento, que estava em poder de Frank. Aterrorizado, Frank ordena que ela devolva o cubo. Percebendo que o artefato tem algum valor, ela o lança pela janela e corre da casa, apanhando o cubo na rua enquanto foge. Desorientada e amedrontada, ela desmaia em uma esquina, e acorda em um hospital, onde os médicos lhe mostram o cubo que ela segurava, perguntando o que acontecera. Ela conta, mas os médicos não acreditam. Sozinha no quarto do hospital, ela começa a brincar com o cubo, abrindo-o acidentalmente. As paredes do quarto começam a se dissolver e Kirsty encontra os Cenobitas. O líder dos Cenobitas diz que eles responderam ao chamado dela, e que ela agora deveria acompanhá-los até seu mundo para experimentar dor e prazer. Ela implora ao líder que a poupe, oferecendo-se para levá-los ao fugitivo Frank em troca de sua liberdade. O líder Cenobita diz que vai considerar a oferta e pede que ela os guie. Kirsty escapa do hospital e corre para a casa do pai para avisá-lo do perigo. Chegando à casa, ela encontra Larry e Julia, que lhe dizem que Frank não é mais um problema, pois eles o mataram. Julia mostra a Kirsty um corpo mutilado e irreconhecível no sótão, dizendo que era Frank. Os Cenobitas reaparecem, exigindo que ela os entregue o responsável pela morte do cadáver no sótão. Kirsty corre para proteger seu pai, mas logo percebe que Larry, na verdade, é o próprio Frank, que roubou a pele de seu pai, que agora jaz no sótão.

Frank vai atrás de Kirsty, acidentalmente apunhalando Julia no processo. Frank drena o sangue de Julia, fortalecendo-se. Ele então segue Kirsty até o sótão. Kirsty chora e acusa Frank de ter assassinado seu pai. Frank ironiza, dizendo que Larry já estava morto por dentro há muito. Subitamente, centenas de ganchos e correntes surgem dos cantos do quarto, dilacerando a carne de Frank e aprisionando-o. Os Cenobitas saem da escuridão, reclamando a alma de Frank. As últimas palavras, ditas com ironia antes que o líder Cenobita o despedace, são "Jesus chorou". Em seguida, o líder Cenobita volta-se para Kirsty, dizendo que a vez dela chegou. Kirsty protesta que eles tinham um acordo, ao que o monstro retruca que ele não lhe fizera nenhuma promessa. Kirsty corre, encontrando a Configuração do Lamento nas mãos do cadáver de Julia, que aparentemente tentara usá-la antes de morrer. Resolvendo o quebra-cabeça, Kirsty confronta os cenobitas um a um, usando o cubo para enviá-los de volta à sua dimensão de origem. Mais tarde, ela tenta queimar o cubo, mas o artefato é resgatado do fogo por um ser demoníaco, que desaparece na noite. Na última cena do filme, o cubo está de volta nas mãos do mesmo mercador que vendeu a caixa a Frank no início. O mercador pergunta a um possível comprador a frase seminal do filme: "O que lhe dá prazer, senhor?".

O remake do primeiro filme da série Hellraiser será lançado mundialmente em 2014.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Remake[editar | editar código-fonte]

Em 20 de Outubro de 2006, Clive Barker anunciou através de seu website oficial que irá roteirizar o remake do Hellraiser original. Barker não vai dirigir o remake, mas será o produtor juntamente com Bob Weinstein. O seu novo Remake com novos atores está previsto para 2013.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.