Hiperprosexia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A hiperprosexia é facilmente confundida com a hipoprosexia (dificuldade para se concentrar), quando o foco da atenção não é conhecido.

Hiperprosexia (do grego, hyper+prósekxis+ia reter muito) é um termo médico para uma atenção exagerada a um estímulo, ignorando os outros estímulos importantes ao redor.[1] Característico de transtornos de ansiedade e de adicção, mas não necessariamente patológico.

Não confundir como paraprosexia, um distúrbio da atenção resultante do esforço intenso e prolongado para mantê-la. Na paraprosexia se aumenta o esforço em manter a atenção voluntaria, porém outros estímulos perturbam constantemente e facilmente a concentração. Portanto também há um desequilíbrio na capacidade de se concentrar.

Causas[editar | editar código-fonte]

É normal se concentrar demais na televisão, em um jogo, um livro ou em uma pessoa amada e não perceber o que ocorre ao redor durante algumas horas. A concentração extrema pode ser útil durante um trabalho ou arte ou durante um situação de ameaça a vida. Portanto, a hiperprosexia só é considerada sintoma psiquiátrico quando é frequente e causa prejuízos importantes como notas baixas, término de relacionamento, doenças, lesões ou demissão.

A hiperprosexia pode ser sintoma de um transtorno psiquiátrico, geralmente associado a ansiedade, como[2]:

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento da hiperprosexia patológica é feito por uma equipe de saúde multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo, trabalhador social e terapeuta ocupacional que devem primeiro determinar a causa e decidir qual o melhor tratamento. Geralmente envolve terapia comportamental para perceber o problema e suas consequências, re-estabelecer prioridades mais saudáveis, exercitar a atenção a outros estímulos e planejar como lidar com situações estressantes eficientemente. A medicação pode ser com remédios para ansiedade (ansiolíticos) como benzodiazepinas, novos antidepressivos, metilfenidato ou neurolépticos. [3]

Referências

  1. https://www.merriam-webster.com/dictionary/hyperprosexia
  2. Ferrali, J.C. (s.f.), Semiología de las funciones intelectuales básicas y de la conciencia.
  3. https://psicologiaymente.com/clinica/hiperprosexia