História da América

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A história da América começa a ser registrada com a chegada de Cristóvão Colombo ao continente, na ilha Hispaniola no ano de 1492.[parcial?] Nos Estados Unidos, esse acontecimento é celebrado anualmente como sendo o Columbus Day.

No entanto, as civilizações pré-colombianas deixaram uma enorme riqueza de documentos que permitem conhecer o que se passou neste continente durante centenas de anos.

Observando por meio da ótica das elites dos nativos, a dominação empreendida pelos europeus sinalizou o início de um período de decadência, opressão e violência, visto que as elites oeste-europeias da época, com interesses mercantilistas, isto é, com as buscas por metais preciosos para aumentar as riquezas, dizimou milhares de tribos, sob a égide de um Estado metropolitano que colocava os interesses econômicos materialistas acima de qualquer outra estrutura.

Por conta dessa disputa imperialista, a vida do ameríndio comum não foi nada fácil, tanto é, que mais da metade das tropas de Hernán Cortés, conquistador espanhol que culminou com a queda do império asteca, era composta por etnias insatisfeitas após tal queda, e seu imperialismo era baseado em sacrifícios e morte dos povos vizinhos dominados e escravizados.

Ocupação humana

Ver artigo principal: Paleoamericano, Beríngia, Aloctonismo

Era pré-colombiana

Ver artigo principal: Era pré-colombiana

Descoberta e colonização

Descolonização

América independente

História por região

Ver artigo principal: História da América do Norte
Ver artigo principal: História da América Central
Ver artigo principal: História da América do Sul
Ver artigo principal: História da América Latina

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.