História da América

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A história da América começa a ser registrada com a chegada de Cristóvão Colombo ao continente, na ilha Hispaniola no ano de 1492.[parcial?] Nos Estados Unidos, esse acontecimento é celebrado anualmente como sendo o Columbus Day.

No entanto, as civilizações pré-colombianas deixaram uma enorme riqueza de documentos que permitem conhecer o que se passou neste continente durante centenas de anos.

Observando por meio da ótica das elites dos nativos, a dominação empreendida pelos europeus sinalizou o início de um período de decadência, opressão e violência, visto que as elites oeste-européias da época, com interesses mercantilistas, isto é, com as buscas por metais preciosos para aumentar as riquezas, dizimou milhares de tribos, sob a égide de um Estado metropolitano que colocava os interesses econômicos materialistas acima de qualquer outra estrutura.

Por conta dessa disputa imperialista, a vida do ameríndio comum não foi nada fácil, tanto é, que mais da metade das tropas de Hernán Cortés, conquistador espanhol que culminou com a queda do império asteca, era composta por etnias insatisfeitas após tal queda, e seu imperialismo era baseado em sacrifícios e morte dos povos vizinhos dominados e escravizados.

Ocupação humana[editar | editar código-fonte]

Era pré-colombiana[editar | editar código-fonte]

Descoberta e colonização[editar | editar código-fonte]

Descolonização[editar | editar código-fonte]

América independente[editar | editar código-fonte]

História por região[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.