Hombres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Hombres" (em português: Homens) foi o título da canção que representou a televisão pública espanhola Televisión Española no Festival Eurovisão da Canção 1993 [1]que teve lugar em Millstreet, na Irlanda.

Foi cantada em castelhana por Eva Santamaría. Na noite do festival, foi a vigésima-segunda canção a ser interpretada, a seguir à canção croata "Don't ever cry, interpretada pela banda Put e antes da canção cipriota "Mi Stamatas", interpretada por Kyriakos Zymboulakis e Dimos van Beke. Terminou a competição em 11.º lugar, tendo recebido um total de 58 pontos.[2] No ano seguinte, a Espanha fez-se representar com a canção "Ella no es ella cantada por Alejandro Abad


Seleção interna[editar | editar código-fonte]

De 1977 a 1999, a TVE usou um sistema de seleção interna para escolher o/a cantor/a e a canção para representar aquela estação de televisão na Eurovisão. Para 1993, Eva Santamaría, uma jovem cantora (então com apenas 22 anos) que tinha acabado de gravar o seu primeiro disco em Los Angeles , na Califórnia, Estados Unidos da América foi selecionada para ir a Millstreet com o tema "Hombres" .


Autores[editar | editar código-fonte]

  • Letrista e Compositor: Carlos Toro
  • orquestrador: Eduardo Leyva


Letra[editar | editar código-fonte]

A canção é cantada do ponto de vista de uma mulher cansada de encontros e dos homens em geral. Santamaría descreve os homens como "egoístas", "vaidosos". ""inúteis", acusando-os de confundirem "machismo e masculinidade", e lamentando que que quando eles dizem "amor", eles querem dizer "sexo".Contudo, ela canta que quando os homens não estão em redor "as mulheres sentem-se tristes, e que os homens verdadeiramente fazem as mulheres felizes, que eles são com uma complementaridade como "guerra e paz...sol e lua,, terra e mar"

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Spain in the Eurovision Song Contest 1993». EBU. Consultado em 23 de outubro de 2008 
  2. «Eurovision Song Contest 1993». EBU. Consultado em 23 de outubro de 2008 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Espanha "Hombres,canção da Espanha no Festival Eurovisão da Canção 1993.