Huey Long

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Huey Long
Huey Long
Senador dos Estados Unidos por Luisiana Luisiana
Período de governo 25 de janeiro de 1932
a 10 de setembro de 1935
Antecessor(a) Joseph E. Ransdell
Sucessor(a) Rose Long
40º Governador da Luisiana Luisiana
Período de governo 27 de maio de 1928
a 25 de janeiro de 1932
Antecessor(a) Oramel H. Simpson
Sucessor(a) Alvin Olin King
Vida
Nome completo Huey Pierce Long, Jr.
Nascimento 30 de Agosto de 1893
Winnfield, Luisiana,
 Estados Unidos
Morte 10 de setembro de 1935 (42 anos)
Baton Rouge, Luisiana,
 Estados Unidos
Dados pessoais
Alma mater Universidade Tulane
Esposa Rose Long (1913-1935)
Partido Democrata
Religião Batista
Profissão Advogado

Huey Pierce Long, Jr. (Winnfield (Luisiana), 30 de Agosto de 1893-10 de Setembro de 1935), de alcunha « The Kingfish », foi um político populista e sulista dos Estados Unidos. Membro do Partido Democrata, foi governador da Luisiana de 1928 a 1932 e senador pelo mesmo estado no Congresso dos Estados Unidos, de 1932 a 1935.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de agricultores, torna-se advogado e é eleito em 1918 para a State Railroad Commission do Luisiana, um organismo que sob a sua gestão se torna a Public Service Commission, não faltando as ocasiões de atacar a Standard Oil e o seu patrão, Rockefeller.

Torna-se governador da Luisiana em 1928 com um programa progressista (desenvolvimento da rede de estradas, construção de pontes, aumento das despesas de educação, livros escolares gratuitos, maiores despesas de saúde, taxação de rendimentos do petróleo e combate aos grandes rendimentos das grandes empresas). Os progressistas tinham conseguido uma boa votação na eleição presidencial de 1924, com o seu candidato, Robert La Follette, a chegar a 16,5% dos votos no Wisconsin.

Em 1930, Long foiu eleito senador mas tem de facto o controlo da Luisiana através de um seu fiel (Alvin Olin King), que o substitui no cargo de governador em 1932.

Huey Long apoiou Roosevelt para a presidência, mas zangou-se com ele, dizendo que era muito ligado à alta finança. Fundou então, em 1932, o movimento Share Our Wealth Long, propondo uma concessão rural para cada família americana, um rendimento anual de 2500 dólares, e taxar as fortunas de mais de 5 milhões de dólares e os rendimentos anuais de mais de 1 milhão de dólares (o que seria 64,5 milhões e 84,7 milhões de euros ao câmbio de hoje). Atrai o ódio da alta finança que o qualifica de «fascista». O movimento tem um êxito fantástico: um ano apenas depois da fundação, conta com 27.000 grupos locais e mais de 7 milhões de aderentes.

Anunciou a sua intenção de ser candidato independente à presidência em 1936, mas foi vítima de um atentado em 8 de Setembro de 1935 no Capitólio Estadual, em Baton Rouge. Ferido gravemente por Carl Weiss (genro de um dos seus inimigos, belicista), morreu dois dias depois, em 10 de Setembro. As suas últimas palavras foram "Senhor, não me deixes morrer, tenho tanto para fazer".

Depois da sua morte, os seus partidários mais próximos tentaram retomar o movimento sob o nome de Union Party, dando-lhe uma aparência mais populista, e apresentaram como candidato o republicano William Lemke, mais este não tinha a popularidade do seu antecessor e apenas conseguiu 2% dos votos.

O seu filho, Russell B. Long foi senador da Luisiana de 1948 à 1987.

Homenagem póstuma[editar | editar código-fonte]

Em 1937, o desenhador Al Taliaferro chamou a um dos sobrinhos do Pato Donald (Huguinho, Zezinho e Luisinho em português), «Huey» (sendo os outros dois «Dewey» em homenagem ao governador republicano de Nova Iorque Thomas E. Dewey, e «Louie» em homenagem ao trompetista Louis Armstrong).

Precedido por
Oramel H. Simpson
Governador da Luisiana
1928- 1932
Sucedido por
Alvin Olin King