Igreja cristã reformada do Campo Belo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
23° 37' 27" S 46° 40' 29" O

A Igreja cristã reformada do Campo Belo, antiga Igreja Evangélica Suíça de São Paulo, é uma igreja protestante reformada originada com a colônia suíça de São Paulo, SP, Brasil, com sede no Campo Belo, à rua Gabriele d’Annunzio, 952. Foi fundada em meados do século XX, inicialmente reunindo-se nas dependências do então consulado suíço no centro da cidade. Inicialmente atendia as necessidades espirituais dos imigrantes, mas hoje, é predominantemente constituída por brasileiros sem ascendência suíça.

Orientação Teológica[editar | editar código-fonte]

Segue uma linha zwingli-calvinista ortodoxa, estando vinculada por laços de irmandade à Igreja Evangélica Reformada de Zurique, ZH, Suíça que, entretanto, é liberal.

Obras[editar | editar código-fonte]

Sociais[editar | editar código-fonte]

Deu origem ao orfanato Lar Feliz, que em 2007 transferiu sua sede para Curitiba, devido a exigências burocráticas da prefeitura de São Paulo consideradas difíceis de atender.

Evangélicas[editar | editar código-fonte]

A igreja auxilia uma missão no Piauí, é responsável pelo cuidado pastoral do Retiro Suíço (Benemerência Helvetia) em Campo Limpo Paulista, SP, e mantém trabalhos evangelísticos no bairro da Luz e em Jundiaí.

Pastores[editar | editar código-fonte]

Seu pastor, desde 2001, é o Rev. Valdeci da Silva Santos, presbiteriano; seu antecessor (19952001), Augustus Nicodemus Lopes, também presbiteriano, foi o primeiro pastor brasileiro dessa congregação, após vários pastores enviados da Suíça — pelo menos um converteu-se durante seu pastorado no Brasil, sendo antes de linha liberal, e hoje encontra dificuldades em manter-se na igreja de Zurique devido ao contraste de sua fé com o liberalismo lá vigente.[carece de fontes?] Durante sua ausência para doutorado nos Estados Unidos da América, entre 2009 e 2010, substituiu-o o pastor Cláudio Marra, também presbiteriano e antigo editor da Abril.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.