Campo Limpo Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Campo Limpo Paulista
"Campola City"
Bandeira de Campo Limpo Paulista
Brasão de Campo Limpo Paulista
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 21 de março
Fundação 21 de março de 1965 (49 anos)
Gentílico campolimpense
CEP 13230-000 até 13239-999
Prefeito(a) José Roberto de Assis (PR)
(2013–2016)
Localização
Localização de Campo Limpo Paulista
Localização de Campo Limpo Paulista em São Paulo
Campo Limpo Paulista está localizado em: Brasil
Campo Limpo Paulista
Localização de Campo Limpo Paulista no Brasil
23° 12' 21" S 46° 47' 02" O23° 12' 21" S 46° 47' 02" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista IBGE/2008[1]
Microrregião Jundiaí IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Várzea Paulista, Jarinu, Jundiaí, Atibaia, Franco da Rocha e Francisco Morato[2]
Distância até a capital 53 km[3]
Características geográficas
Área 80,048 km² [4]
População 74 114 hab. Censo IBGE/2010[5]
Densidade 925,87 hab./km²
Altitude 745 m
Clima tropical de altitude Cwb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,805 muito alto PNUD/2000[6]
PIB R$ 781 013,103 mil IBGE/2008[7]
PIB per capita R$ 10 570,66 IBGE/2008[7]
Página oficial

Campo Limpo Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Tem uma população de 74.114 habitantes. A cidade possui um estádio chamado Estádio Aldevio Barbosa de Lemos. Integra a Aglomeração Urbana de Jundiaí.[8]

Localiza-se a uma latitude 23º12'23" sul e a uma longitude 46º47'04" oeste, estando a uma altitude de 745 metros.

História[editar | editar código-fonte]

Campo Limpo Paulista foi fundada em 21 de Março de 1963. Inicialmente era fazenda integrante de Jundiaí, suas terras eram então latifúndio cafeeiro. O surgimento da primeira rua, a Avenida Alfried Krupp, se deu com o alojamento dos ferroviários construtores da via Jundiaí-Santos. As terras eram pertencentes durante o século passado ao Barão de Jundiaí, passando depois à família Pereira Pinto até sua emancipação em 1963. Depois dessa data, a família contratou procuradores e as terras ganharam administradores locais. O mais famoso foi João Zeferino e hoje seus netos ainda vivem na região, entre eles o ilustrador e designer Luiz Zeferino.

Plebiscito de Emancipação

Os poucos moradores do então bairro de Jundiaí, Campo Limpo, estavam descontentes com a administração central de Jundiaí, eles consideravam que a administração não dava atenção ao bairro distante e abandonado, foi quando começou o movimento de emancipação de Campo Limpo. O movimento ganhou força com a vinda da Metalúrgica Krupp, que foi inaugurada em 1961 e contou com a presença do governador Carvalho Pinto e do presidente Jânio Quadros. A Metalúrgica era o que faltava para a emancipação político-administrativa.

Emancipação

“Meus senhores, minhas senhoras. Vamos iniciar a sessão de instalação do Município de Campo Limpo”, com essas palavras o Dr. Duílio Nogueira de Sá abria a sessão de emancipação do então distrito de Jundiaí, Campo Limpo, a sessão aconteceu na sede do Nacional A.C., acabava assim um luta de 350 anos. O distrito de Jundiaí se tornava oficialmente o município de Campo Limpo. No começo os moradores da cidade eram chamados de campistas, mais acabou não pegando, o gentílico acabou ficando como campo-limpenses. A cidade tornou-se município independente pela lei estadual n° 8.092.

Campo Limpo Paulista

O nome Campo Limpo surgiu pelo fato de que os moradores do bairro encontraram um enorme campo limpo no local. com a emancipação, Campo Limpo, teve sua denominação alterada para Campo Limpo Paulista, pela Lei Estadual nº 9842, de 19/09/67. O Paulista adicionado ao nome, foi dado para não se confundir com o bairro de mesmo nome em São Paulo, Campo Limpo.

Primeira Legislatura

A primeira legislatura do município foi em 07 de Março de 1965, e teve como prefeito Adherbal da Costa Moreira. A Posse de Adherbal da Costa Moreira foi no dia 27 de Março de 1965, tomou posse também o vice-prefeito Joaquim Tavares da Silva.[9]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Campo Limpo Paulista tem deficiente atendimento médico na cidade, contando atualmente com o Hospital de Clínicas e mais sete UBSs distribuídas nos principais bairros da cidade. A cidade encontra-se em uma difícil situação, sem médicos e com grande insatisfação dos munícipes. Também conta com um ambulatório de Saúde Mental, uma unidade de serviços de Fisioterapia e uma unidade central de Especialidades. Os moradores da cidade contam também com uma central de ambulâncias, que funciona 24 horas[10] .

UBS (Unidades Básicas de Saúde)
  • UBS São José I
  • UBS São José II
  • UBS de Botujuru
  • UBS Jardim Vera Regina
  • UBS Parque Internacional
  • UBS Pau Arcado
  • UBS de Vila Marieta

Educação[editar | editar código-fonte]

A educação é um dos motivos de orgulho da cidade, no total, Campo Limpo Paulista tem 18 escolas de Ensino Fundamental, 8 creches, 6 escolas Estaduais de Ensino Médio, 5 escolas de Ensino Infantil, 11 instituições de ensino particulares, 1 Escola Técnica Estadual (ETEC), 1 Sesi e uma unidade do Senai. Campo Limpo Paulista ainda conta com a Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP).

Esporte[editar | editar código-fonte]

Campo Limpo Paulista possui um estádio de futebol chamado Estádio Aldevio Barbosa de Lemos, onde é disputado os campeonatos de futebol da cidade. A Secretária municipal de Esportes, oferece escolinhas de Atletismo, Basquete, Capoeira, Damas, Futebol de campo, Futebol de salão, Handebol, Judô, Jiu-jitsu, Natação, Vôlei, Xadrez e Ginástica Rítmica.

A Cidade oferece gratuitamente atividades de Bocha, Ginástica, Hidroginástica, Mountain bike, Tênis e Yoga.

São disputados campeonatos amadores de Xadrez, Natação, Judô, Basquete, Handebol, Handbeach e Futebol.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Campo Limpo Paulista disputa o sub-19 na Copa Paulista de Futebol.

Futsal[editar | editar código-fonte]

No Futsal, Campo Limpo Paulista disputa a sub-17 do Campeonato Paulista de Futsal. A equipe vem se destacando na Copa TV Tem de Futsal, onde, foi vice-campeã do torneio em 2012.

Jiu-Jitsu[editar | editar código-fonte]

Recentemente os atletas de Campo Limpo Paulista, participaram do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, em São Paulo, e voltaram com 13 medalhas, motivo de orgulho para toda a população campolimpense.[11] Os atletas de Jiu-Jitsu de Campo Limpo Paulista, participam do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Transporte Coletivo

Campo Limpo Paulista tem como operadora no sistema de transporte público a empresa Rápido Luxo Campinas Ltda que obteve concessão para administrar o transporte na cidade. A empresa opera nos ônibus urbanos e suburbanos. Na cidade um terminal central fazem a interligação de todo o sistema de transporte.

Trem

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos opera na cidade, onde se encontram duas estações de trem, Estação Botujuru e a Estação Campo Limpo Paulista, circulam diariamente na Linha 7-Rubi, cerca 350.000 mil passageiros.

Rodovias

SP-354 - Rodovia Edgard Máximo Zamboto

Geografia[editar | editar código-fonte]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Dados do Censo - 2007

População Total: 74.810(74.863, 2009-IBGE)

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

  • SP-354 - Rodovia Edgard Máximo Zamboto

Ferrovias[editar | editar código-fonte]

Política[editar | editar código-fonte]

Anexo:Lista de prefeitos de Campo Limpo Paulista

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

Redes Sociais
Emissoras de televisão

Canais Abertos em Campo Limpo Paulista

Jornais

Administração[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. [1].
  3. Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista. Página visitada em 28 de janeiro de 2011.
  4. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  5. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  6. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  7. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  8. Alckmin lança Câmara de Desenvolvimento Metropolitano SP Notícias - Governo do Estado de São Paulo (30 de março de 2011). Página visitada em 02 de abril de 2011.
  9. Prefeitura de Campo Limpo Paulista (17 de junho de 2009). História de Campo Limpo Paulista Prefeitura de Campo Limpo Paulista. Página visitada em 24 de janeiro de 2013.
  10. Unidades de Saúde
  11. Equipe de Jiu-Jitsu traz 13 medalhas para a cidade

Ligações externas[editar | editar código-fonte]