Rápido Luxo Campinas Ltda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Rápido Luxo Campinas, é uma empresa de transportes coletivos, que opera como concessionária de linhas de ônibus urbanas e intermunicipais, além do fretamento contínuo e eventual, no Estado de São Paulo.

A empresa é registrada na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU) para executar serviços regulares e de fretamento, na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para fazer viagens turísticas, na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para operar o fretamento contínuo e eventual em Campinas.

História[editar | editar código-fonte]

A Rapido Luxo Campinas foi fundada em julho de 1962, com apenas quatro ônibus. Nessa época, a empresa somente operava as linhas intermunicipais que ligavam Vinhedo, Valinhos e Campinas.

No ano de 1963, a Rápido Campinas iniciou suas atividades no transporte coletivo urbano, na cidade de Valinhos. No ano de 1969, possuía 17 ônibus em sua frota.

Em 1978, a atual diretoria a empresa foi comprada e incorporada ao Grupo Belarmino.

Garagens[editar | editar código-fonte]

Atualmente a empresa possui quatro garagens nas seguintes cidades a saber abaixo:

Frota[editar | editar código-fonte]

A frota da Rápido Luxo Campinas é composta, atualmente por ônibus urbanos e rodoviários, a saber abaixo:

Transporte de funcionários (fretamento contínuo): ônibus Mercedes-Benz modelo 0-400, Campione, e os Induscar Caio Apache VIP. Capacidade para transportar 44 passageiros sentados.

Turismo: Ônibus Marcopolo G6 Paradiso 1200, Irizar Inter Century, Marcopolo G6 Paradiso 1550LD, Marcopolo Ideale 770 e Neobus Spectrum Road. São veículos utilizados em viagens turísticas, nas quais o conforto é uma exigência natural. Possuem desde ar-condicionado, toalete, DVD, monitores de TV, geladeira, descanso de perna até suspensão a ar.

Microônibus: Transporte de pequenos grupos, em percursos de médias distâncias: microônibus equipados com ar-condicionado, monitor de TV e DVD. Possuem capacidade para transportar até 25 pessoas.

Blindados: Transporte de executivos: automóveis blindados, como o Toyota Corolla, Caravan Chrysler e Volkswagen Santana, são utilizados para oferecer o máximo conforto com a segurança necessária. Os veículos são dotados de ar-condicionado, câmbio automático, CD player e DVD, banco de couro, freios ABS, entre outros itens de série.

Van: Transporte de pequenos grupos: vans Mercedes-Benz Sprinter, dotadas de ar-condicionado, com capacidade para 15 + 1 lugares, bancos com acabamento em tecido aveludado e som de CD player.

Transporte Urbano: Possui ônibus Marcopolo Viale, Induscar Caio Apache Vip I e II, Neobus Mega 2006, Busscar Urbanuss Pluss, nas versões comum e articulado, montados em chassis Mercedes Benz, Agrale e Volvo.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Fontes fiáveis[editar | editar código-fonte]