Tatuí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Tatuí
"A Capital da Música"
"Cidade Ternura"
Conservatório de Tatuí

Conservatório de Tatuí
Bandeira de Tatuí
Brasão de Tatuí
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 11 de agosto
Fundação 11 de agosto de 1826 (187 anos)
Gentílico tatuiano | tatuiense
Lema PER ARDVA SVRREXI
(traduzido do latim, significa: "Ergui-me entre Dificuldades")[1]
Prefeito(a) Manu (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Tatuí
Localização de Tatuí em São Paulo
Tatuí está localizado em: Brasil
Tatuí
Localização de Tatuí no Brasil
23° 21' 21" S 47° 51' 25" O23° 21' 21" S 47° 51' 25" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Itapetininga São Paulo/2014<http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=236960
Microrregião Tatuí IBGE/2008[2]
Região metropolitana Sorocaba
Municípios limítrofes Norte: Cesário Lange e Cerquilho;
Sul: Itapetininga e Alambari;
Leste: Boituva, Iperó e Capela do Alto;
Oeste: Guareí e Quadra
Distância até a capital 131 km
Características geográficas
Área 524,156 km² [3]
População 114 572 hab. (SP: 68°) –  censo IBGE/2010[4]
Densidade 218,58 hab./km²
Altitude 645 m
Clima subtropical Cfb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,794 alto PNUD/2000[5]
PIB R$ 1 738 948,158 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 16 153,57 IBGE/2008[6]
Página oficial
Manacá-da-serra-anão em jardim em Tatuí

Tatuí é um município brasileiro do estado de São Paulo, dá o nome à sua Microrregião e localiza-se na Mesorregião de Itapetininga e na Região Metropolitana de Sorocaba. Fundado em 11 de agosto de 1826, foi elevado a município em 20 de setembro de 1861. Antes dessa data, pertencia ao município de Itapetininga. Tatuí está incluída no projeto de criação pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Sorocaba. Distante 131 km da capital, está a uma latitude de 23º21'20" sul e a uma longitude de 47º51'25" oeste, estando a uma altitude de 645 metros. Sua população estimada em 2010 era de 114 572 habitantes. Possui uma área de 525,44 km². É reconhecida como "Capital da Música" por lei estadual. O Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, o Conservatório de Tatuí, é a maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil, mantido pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

A palavra "Tatuí" é de origem tupi e significa "rio do tatu", através da junção dos termos tatu ("tatu") e 'y ("água, rio")[7] Para chegar na sua forma atual, o vocábulo nasceu "Tatuhuvú", passou para "Tatuhú", "Tatuhibi", "Tatuhy" e, finalmente, "Tatuí".[8]

História[editar | editar código-fonte]

É possível que no local houvesse uma importante concentração de índios tupiniquins, na confluência das bacias do Rio Sorocaba e Tatuhuvú (hoje Bairro do Barreiro). Nessa localidade, têm sido encontrados urnas funerárias pré-colombianas de índios tupiniquins.[8]

Os primeiros povoadores de origem europeia da região foram os bandeirantes. Os primeiros povoadores se localizavam no Bairro de São João do Benfica, onde construíram uma capela. Mais tarde, algumas pessoas mudaram-se para o sítio chamado de Tatuhuvu, atual localização da cidade. Em 1680, Pascoal Moreira Cabral e seu irmão Jacinto Moreira Cabral acompanharam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro do Araçoiaba (hoje chamado de Morro do Ipanema), onde construíram uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora Del Pópolo.

Os irmãos Pascoal e Jacinto Moreira Cabral, responsáveis pelo início do vilarejo, acompanhavam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro de Araçoiaba, em busca de metais. Anos depois, os dois irmãos, junto com Manuel Fernandes e Martins Garcia Lumbria, autorizados por Carta Régia datada de 5 de fevereiro de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro de Ipanema onde hoje está sediada a cidade de Iperó e fundaram a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que obteve o título de paróquia. Com a fundação da Usina de Ferro de Ipanema, uma ordem régia proibiu o corte de madeira por pessoas estranhas à fábrica.[8]

Com ajuda de frades de São João do Benfica, que queriam ver a vila transposta para o território em que hoje se encontra a cidade, Tatuí teve sua demarcação realizada pela Câmara de Itapetininga e concluída em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada como de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí em 7 de maio de 1877.[8] No começo do século XIX, muitos lavradores dirigiram-se para as terras da antiga sesmaria dos frades do Convento de Itu, às margens do Rio Tietê.[8] Em 1823, a cidade passou por um surto de progresso, passando a contar com 12 800 prédios na zona urbana e várias indústrias.[8]

Tatuí foi fundada em 11 de agosto de 1826 pelo brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um importante defensor da Independência do Brasil.[8] Nesse dia, iniciou-se a divisão das terras doadas pelo brigadeiro Jordão para a criação da vila, que tinham o perímetro de 112,5 alqueires. Nos primeiros tempos, Tatuí não apresentava quase progresso, pois não possuía lavouras, vias de comunicação e comércio. Somente mais tarde, Antônio Rodrigues da Costa abriu uma estrada que ligava Tatuí à cidade de Porto Feliz, ajudando, assim, o desenvolvimento de Tatuí.

Logo, surgiu a Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1884 e chegando em Tatuí o primeiro trem no mesmo ano. [8] No dia 11 de julho de 1888, inaugurou-se a Estrada de Ferro Sorocabana, com estação em Tatuí. No dia 28 de janeiro de 1890, foi nomeada a Primeira Intendência, composta de Antônio Moreira da Silva, Nicola Magaldi, Francisco Carlos Baillot e José Pinto Moreira Drumond.[8]

O primeiro grupo escolar da cidade, o João Florêncio, foi fundado em 1895. Nesse ano, também foi fundada a Santa Casa de Misericórdia. A energia elétrica chegou à cidade em 1909. O Mercado Municipal da cidade foi inaugurado em 1914. O primeiro jornal da cidade foi "O Progresso de Tatuí", publicado a partir de 15 de julho de 1934.

Atualmente, Tatuí, além das atividades agrícolas e de serviços, vem se destacando no campo industrial, atraindo novas indústrias, principalmente do ramo automotivo. É também conhecida como a cidade dos doces caseiros.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Emílio Ribas, renomado cientista, residiu em Tatuí, onde, além de clinicar, era médico da Fábrica São Martinho. O local onde hoje está o Lar Donato Flores era sua chácara. Ele doou a área para a construção de uma beneficência para os portadores do Mal de Hansem.

  • Gualter Nunes, médico carioca, viveu e faleceu em Tatuí. Foi médico amigo da pobreza, bastante popular, e presidente do Rotary Club, A. A. XI de Agosto, além de vereador e apreciador de teatro, música clássica, literatura, todo tipo de esporte automóveis e motos.
  • A composição "As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz", canto coral, de Nacif Farah, foi premiada e tocada na Rádio do Vaticano em Roma.
  • A Rua Prudente de Morais (antiga Rua Direita) recebeu esta denominação no dia 10 de dezembro de 1902, em virtude da morte de Prudente de Morais.
  • O primeiro cemitério de Tatuí ficava atrás da Igreja da Matriz e era chamado cemitério do Santíssimo. O último a ser enterrado ali foi Antonio Molitor. Hoje, o local abriga a casa S. Pio X. O segundo cemitério foi na Praça Martinho Guedes. O atual cemitério, "Cristo Rei", foi benzido em 23 de junho de 1869.
  • O Cine Santa Helena foi inaugurado no dia 3 de março de 1955. O primeiro filme exibido foi "Quo Vadis". O cinema tinha capacidade para 680 lugares. Pertencia à Empresa Alberto Stape, gerenciada pelo filho Milton Stape.
  • O Cine São José foi inaugurado dia 11 de janeiro de 1926. Eram proprietários: Euclides Barros e Celestino Boavão e Cia.. Depois foi adquirido pela empresa de Alberto Stape.
  • Tatuí teve dois mercados municipais. O primeiro foi construído e inaugurado no dia 24 de dezembro de 1879. Foi seu construtor o mestre de obras sorocabano Antônio Joaquim Dias, conhecido por "Bugre". A localização deste era na rua 11 de Agosto, esquina com a Lúcio Seabra. O segundo mercado é o atual, construído em 1914.
  • O segundo Grupo Escolar (grupinho) foi criado por lei do dia 17 de março de 1932. Seu prédio ficava na esquina das ruas 15 de novembro com 13 de maio, onde está a atual residência de Mário Longhi. Depois passou a se chamar Grupo Escolar Professor Eugênio Santos.
  • O primeiro futebolista brasileiro a marcar gol no exterior foi o “Nana”, Juvenal de Campos Filho, nascido em Tatuí. Foi no jogo contra a Argentina no dia 10 de agosto de 1913. Resultado: 1 a 0.
  • O primeiro teatro construído em 1871 foi o teatro São João, na praça Manuel Guedes. Em 1893 transformou–se num quartel para abrigar as tropas em trânsito para o sul na revolta de Itararé.
  • É a cidade natal da atriz Vera Holtz e do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello.
  • Os primeiros caçadores de relíquias do brasil,Sergio Camargo,Israel L. Santos.
  • O Primeiro antiquário da cidade fazendo parte do roteiro turístico bem no centro Histórico , Rua cel Aureliano de Camargo 11- praça Sao Martinho .

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Administração[editar | editar código-fonte]

Transporte[editar | editar código-fonte]

  • Aeroporto de Tatuí
  • Rápido Campinas Ltda.
  • Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
  • Viação Cometa.
  • América Latina Logística - ALL

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Ensino médio[editar | editar código-fonte]

Tatuí conta com várias escolas do ensino médio, as principais são:

  • Centro Educacional SESI Tatuí [12]
  • Escola Altina Maynardes Araújo[13]
  • Escola Ary de Almeida Sinisgalli[14]
  • Escola Barão de Suruí[15]
  • Escola Chico Pereira[16]
  • Escola Deócles Vieira de Camargo[17]
  • Escola Fernando Guedes de Morais[18]
  • Escola José Celso de Mello[19]
  • Escola Lienette Avallone Ribeiro[20]
  • Escola Semíramis Turelli Azevedo[21]

Escolas Técnicas[editar | editar código-fonte]


Ensino superior[editar | editar código-fonte]

Escolas particulares[editar | editar código-fonte]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Tatuí conta com diversas equipes amadoras desportivas de futebol filiadas a LITAFU, as principais são:

Além do futebol,[43] Tatuí conta com equipes de futsal,[44] atletismo,[45] basebol, [46] natação, [47] basquete,[48] voleibol,[49] futebol americano,[50] rugby,[51] tênis[52] e campeonatos de Skate.[53]

Além de sediar anualmente corridas de motocross[54] [55] e o rodeio.[56] [57]

Tatuí conta ainda com diversas academias de artes marciais[58] , Além de vários clubes recreativos, como a Associação Atlética XI de Agosto,[59] o Clube de Campo de Tatuí[60] e o CAT-SESI Wilson Sampaio[61]

Em 1945 Equipe de pólo do Esporte Clube São Martinho conquistou o título de campeão brasileirona modalidade.[62] Porém, atualmente, esse esporte não vem sendo praticado em Tatuí.

Estádios de Futebol[editar | editar código-fonte]

  • Estádio Ás de Ouro (Santa Rita)
  • Estádio Complexo Magalhães Padilha (Estádio Municipal)
  • Estádio Dr. Gualter Nunes (XI de Agosto)
  • Estádio J.R. do Amaral Lincoln (São Martinho)
  • Estádio Lupércio Bernardo (Itatibão) (Clube de Campo)
  • Estádio Menotti de Campos (Santa Cruz)
  • Estádio Simeão Sobral de Oliveira (Vila Jurema)
  • Estádio Sindicato dos Metalúrgicos (Sindicato dos Metalúrgicos)
  • Estádio Toca da Coruja (Jardim Lírio & São Joaquim)
  • Estádio do Terrão (Atrás do Bombeiro)

Personalidades Tatuianas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.hkocher.info/minha_pagina/dicionario/p04.htm
  2. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_DTB_2008
  3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  7. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm
  8. a b c d e f g h i Prefeitura. Nossa história. Página visitada em 1º de abril de 2011.
  9. Prefeitura de Tatuí Página Prefeito. Página visitada em 11/09/2013
  10. O Progresso de Tatuí Notícia 4/9/2013. Página visitada em 11/09/2013
  11. Câmara de Tatuí Página Vereadores, ver Laranjeira. Página visitada em 11/09/2013
  12. Youlinked Sesi Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  13. Escolas Altina Maynardes Araújo. Página visitada em 11/09/2013
  14. Escolas Ary de Almeida Sinisgalli. Página visitada em 11/09/2013
  15. Escolas Barão de Suruí. Página visitada em 11/09/2013
  16. Escolas Chico Pereira. Página visitada em 11/09/2013
  17. Escolas Deócles Vieira de Camargo. Página visitada em 11/09/2013
  18. Escola Edunet Município de Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  19. Escola Edunet Município de Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  20. Escola Edunet Município de Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  21. Escola Edunet Município de Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  22. Conservatório de Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  23. Escola Técnica Doutor Gualter Nunes Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  24. Etec Sales Gomes Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  25. Prefeitura de Tatuí Notícia. Página visitada em 11/09/2013
  26. Protal Uninter Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  27. UNISEB Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  28. Asseta Tatuí Faculdades Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  29. FAESB Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  30. Asseta Tatuí Faculdades Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  31. Fatec Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  32. FIP Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  33. Ulbra Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  34. Unip Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  35. Adventista Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  36. Anglo Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  37. Bem Me Quer Positivo Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  38. Colégio Ideal Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  39. Objetivo Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  40. Colégio Mackenzie Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  41. Colégio Educativo Tatuí Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  42. Colégio XI de Agosto Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  43. Futebol Paulista Página LITAFU. Página visitada em 11/09/2013
  44. Termo Espbr Futsal tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  45. Jornal Integração Atletismo. Página visitada em 11/09/2013
  46. Neshvideo Notícias Baseball Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  47. Iperó Esportes, Blog Esportivo - Notícia 23/02/2012
  48. O Progresso de Tatuí Esportes Basquete. Página visitada em 11/09/2013
  49. Prefeitura de Tatuí Notícias Volei. Página visitada em 11/09/2013
  50. Prefeitura de Tatuí Notícias Futebol Americano. Página visitada em 11/09/2013
  51. Diário de Tatuí Notícias Rugby. Página visitada em 11/09/2013
  52. Tatuí Tenis Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  53. Seu Contato Campeonato de Skate em Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  54. Balada Tatuí Eventos Tatuí. Página visitada em 26/10/2013
  55. Motox Notícias Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  56. Balada Tatuí Baladas Tatuí. Página visitada em 26/10/2013
  57. Sempretops Notícias Tatuí. Página visitada em 11/09/2013
  58. Sportzone Academia Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  59. XI de Agosto Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  60. Clube de Campo Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  61. CAT-Sesi Wilson Sampaio Página Oficial. Página visitada em 11/09/2013
  62. Conto Canto e Encanto com a Minha História Tatuí Capital da Música, Edição 1 - 2006 - Noovha América Editora, página 108
  63. Diário de Tatuí Noticia 24/12/2010. Página visitada em 11/09/2013
  64. Academia Brasileira de Letras Página Paulo Setúbal. Página visitada em 21/09/2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tatuí