Igreja Matriz de Vila do Conde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja de São João Baptista
Nomes alternativos Igreja matriz de Vila do Conde
Estilo dominante Tardo-gótico, Manuelino
Renascentista (torre)
Arquiteto João de Rianho (1496-1500)
Sancho Garcia (1500-1509)
Rui Garcia de Penagós (1509-1511)
João de Castilho (1511-)
Início da construção 1496-1497
Fim da construção 1514-1515 (igreja)
Inauguração 1518
Proprietário atual Estado Português
Função atual Igreja matriz
Património Nacional
Classificação  Monumento Nacional
Data 1910
DGPC 71207
SIPA 5249
Geografia
País Portugal
Cidade Vila do Conde
Coordenadas 41° 21' 14" N 8° 44' 33" O

A Igreja de São João Batista ou Igreja Matriz de Vila do Conde localiza-se na cidade e concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, em Portugal. É um dos mais importantes monumentos da cidade e um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitectura gótica e renascentista.

História[editar | editar código-fonte]

A construção da atual matriz veio a substituir uma anterior, da qual não restam vestígios. Começou a ser edificada em 1496 pelo arquitecto biscainho João Rainho, seguido por Sancho Garcia e Rui Garcia Penagós. A partir de 1502, após Manuel I de Portugal hospedar-se em Vila do Conde quando de sua peregrinação a Santiago de Compostela, a Coroa passou a financiar a obra. A primeira parte a ser terminada foi a cabeceira e a ábside, em 1506.

A parte mais significativa das obras decorreu no período entre 1511 e 1514, sob direção do arquitecto biscainho João de Castilho. A ele se devem o pórtico, as colunas e os arcos que dividem as naves laterais da central, o coro e a capela-mor, com sua intrincada abóbada gótica-manuelina. São obra posterior as capelas do transepto e a torre sineira, esta última erguida em 1573 por João Lopes o Moço em estilo tardo-renascentista ou maneirista.

Junto à igreja funciona o Museu da Confraria do Santíssimo, que possui, entre outras peças valiosas, a rica custódia que pertenceu ao Convento de Santa Clara da cidade.

Características[editar | editar código-fonte]

Interior.

Externamente, as paredes que formam a nave central e a capela-mor, em toda a sua extensão, estão coroadas por duas ordens de merlões. O portal axial é em estilo manuelino, com uma estrutura trilobada com relevos renascentistas e ladeada por pináculos góticos, decorada ainda por um nicho central com a imagem de São João Batista e o conjunto de brasões da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Rates num lado e do patrocinador da obra, o rei D. Manuel, no outro. O portal tem muitas semelhanças com o da igreja matriz de Azuaga, na Estremadura espanhola. A grande torre sineira quadrangular impõe-se à frontaria pelo volume e quase ausência de ornamentação, com excepção do balcão de balaústres.

Internamente, a igreja apresenta planta em cruz latina com três naves de diferente altura com cobertura de madeira e cabeceira com três capelas, com uma capela de cada lado do transepto. Os tramos da nave são separados por colunas e arcos de volta perfeita. A capela-mor é coberta por um abóbada com nervuras de feição gótico-manuelina e possui um retábulo barroco de talha dourada, esculpido em 1740 pelo entalhador portuense Manuel Pereira da Costa Noronha. O púlpito e os altares laterais foram esculpidos na primeira metade do século XVIII pelo entalhador João Gomes de Carvalho.

As capelas do transepto também tem cobertura de abóbadas nervuradas góticas. A capela da direita do transepto é dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem e foi construída em 1542 pela comunidade de mareantes de Vila do Conde, estando forrada por azulejos do século XVII. A capela da esquerda é dedicada a N. S. da Assunção é possui uma imagem gótica de S. João Batista. A pia baptismal é manuelina.

As janelas da igreja possuem vitrais modernos datados de 1909 executados em Paris. O do janelão mostra uma cena da vida de Cristo e os da nave representam a vida de S. João Batista.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja Matriz de Vila do Conde