Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada da Igreja.
A sacristia da igreja.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é uma igreja católica da cidade de Salvador, Bahia. Foi indicada para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil.

Foi erguida em 1703[1] ou 1702,[2] ocupando o lugar de uma edificação anterior. A nova igreja foi projetada por Gabriel Ribeiro, que venceu o concurso aberto para este fim, mas a autoria da fachada não é assegurada.

Este templo é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil, sendo o único exemplar em todo o país cuja fachada foi decorada em estilo churrigueresco, com apenas um similar, mas não tão expressivo, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, na Paraíba.

A fachada esteve coberta de argamassa por longo tempo e somente no início do século XX, durante serviços na rede elétrica, foi redescoberta a sua decoração subjacente. Tem uma profusão de esculturas e relevos de frutos e folhagens, formando guirlandas e volutas. A portada em pedra que dá acesso ao adro é também belamente ornamentada. A igreja se localiza anexa ao importante conjunto da Igreja e Convento de São Francisco, outra joia da arte barroca no Brasil.

Já o interior não segue o mesmo estilo, tendo sido reformado várias vezes, mas preserva ainda uma grande série de azulejos pintados, vindos de Portugal, importantes por retratarem Lisboa antes do terremoto de 1755 e cenas do cortejo do infante Dom José e Dona Maria Ana de Bourbon em seu casamento em 1729. O teto é decorado com pinturas de Franco Velasco, realizadas em 1831. Anexo é matido um pequeno museu com exposição de peças sacras, incluindo paramentos litúrgicos e estatuária de grande porte. A igreja foi tombada pelo IPHAN em 1938.

Referências

Referências gerais

Referências citadas

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Salvador)