Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Horta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Horta)
Tipo igreja, património cultural
Geografia
Localização Matriz - Portugal

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário localiza-se na freguesia da Matriz, na cidade e concelho da Horta, na ilha do Faial, nos Açores. É também referida como Igreja de São Francisco, uma vez que se encontra anexa ao Convento de São Francisco.

História[editar | editar código-fonte]

As suas obras iniciaram-se em 1696, tendo sido aberta ao culto em 12 de novembro de 1700.

Em 1835, na sequência da extinção das ordens religiosas, a igreja e o convento foram doados à Santa Casa da Misericórdia da Horta.

Em 1930, e por força dos estragos causados pelo sismo 1926, foi sujeita a importante campanha de obras de conservação e restauro.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 42.007, de 6 de Dezembro de 1958.

Em 1972 foi uma vez mais objeto de trabalhos de conservação e restauro, que, por força do terramoto de 9 de julho de 1998, foram novamente empreendidos em 2002.

Apesar da imponência demonstrada perante a cidade e pelo importante contexto histórico, o monumento encontra-se fechado há mais de uma década devido à falta de condições, pelo que se apela a uma nova e dinâmica recuperação de modo a revitalizar a extraordinária de rara beleza deste monumento.

Características[editar | editar código-fonte]

O templo, de grandes dimensões, apresenta fachada maneirista.

Internamente é dividido em três amplas naves, separadas por colunas. Nele se destaca a decoração em estilo barroco, nomeadamente a abóbada de berço que recobre a capela-mor, em caixotões que representam cenas da vida da Virgem Maria, o altar-mor e os altares laterais em talha dourada e belos conjuntos de arte sacra de meados do século XVIII.

Nas paredes laterais da Capela-mor é possível observar valiosos painéis de azulejos policromados em azul e branco onde se representam cenas da vida de São Francisco de Assis, pintados cerca de 1703.[1]

Anexa à igreja está a Capela da Ordem Terceira, dedicada ao Senhor dos Passos que albergou o Museu de Arte Sacra da Horta, hoje instalado em algumas das dependências da Igreja do Carmo.

É também de digno reparo as excelentes condições acústicas do monumento, sendo considerado um dos melhores espaços para concertos sinfónicos da região, apesar de ser muito e estranhamente desvalorizado.

Referências

  1. Guia do Património Cultura dos Açores, Faial, Pág. 110, 111 e 112, ISBN 972-96057-1-8, 1ª Edição, 2003

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]