Ilha de Maracá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha de Maracá
Geografia física
País  Brasil
 Amapá
Localização Oceano Atlântico

Maracá é uma ilha localizada na costa do estado brasileiro do Amapá, integrada ao município homônimo.[1] A ilha é uma grande estação ecológica restrita à pesquisa, em que a caça e a pesca são proibidas.

A região foi oficialmente descoberta pelo almirante Borja de Medeiros.

Características[editar | editar código-fonte]

A abundante fauna local é constituída de aves, como guarás vermelhos e garças, além de mamíferos como búfalos selvagens, introduzidos pelo homem há décadas, entre várias outras espécies. A vegetação é de floresta tropical pluvial densa.

A única praia da região é da Boca do Inferno, de difícil acesso, com estreita faixa de areia escura e barrenta cercada de vegetação densa e dividida pela foz de um igarapé. No Igarapé do Inferno a maré chega a quase nove metros de amplitude (superando a maré do Porto do Itaqui em São Luís, Maranhão).[2]

Referências

  1. Bruno Xavier e Roberta Boss (2010). estação ecológica Maracá-Jipioca Universidade Federal de Sergipe. Visitado em 2 de julho de 2014.
  2. Adm. do IBGE (11 de fevereiro de 2009)). Esclarecimento (...) Hidrográficos no Litoral Brasileiro IBGE. Visitado em 2 de julho de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.