Imageon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Processadores gráficos 3D AMD
2D: Mach

Direct3D 1–6: AMD RageRage 128

Direct3D 7.x: Radeon R100

Direct3D 8.x: Radeon R200

Direct3D 9.x: Radeon R300R420R520

Direct3D 10: Radeon R600R700

Outras tecnologias AMD
Placas-mães: IGP3xx9000/9100 IGPXpress

Para GPUs: AMRCrossFireHyperMemory

Workstations: FireGLFireMVFireStream

Software: CatalystAVIVO

Dispositivos portáteis: ImageonXilleon

Consoles de jogos: GameCubeXbox 360WiiPlayStation 4Xbox One

Adreno de Qualcomm o Imageon (anteriormente ATI Imageon) é uma linha de processadores de mídia desenvolvida pela ATI proporcionando aceleração de gráficos e outros recursos multimídia para aparelhos portáteis como telefones celulares e personal digital assistants (PDAs).


Concebido como system-on-a-chip (SoC), a linha de processadores Imageon foi introduzida em 2002 para trazer gráficos integrados (a partir de 2D para 3D em 2002 em produtos mais recentes) para dispositivos portáteis, celulares e PCs tablet.

O design system-on-a-chip incorpora um núcleo de processamento, sub-sistema de interface de banda de CPU, controlador de memória, gerenciamento de energia (ATI PowerPlay), RAM interno e memória RAM empilhadas com buffer de memória, dois motores de exibição (para aparelhos com duas telas), o motor de imagem, motor de captura de imagem/vídeo/áudio, TV e saída de áudio, dois processadores de sinal digital de áudio e vídeo, e motor de aceleração de vídeo.

A linha Imageon foi reestruturada pela Advanced Micro Devices (AMD) depois que esta adquiriu a ATI no 3º trimestre de 2006, a AMD Imageon, com alegações oficiais de ter enviado cerca de 250 milhões de unidades Imageon para os clientes desde 2003. No entanto, como resultado da reestruturação da empresa, a AMD teve que deixar o negócio de chipsets para portáteis a partir do segundo trimestre de 2008, portanto, a linha é considerada oficialmente descontinuada.

Em 2008, a agência foi vendida para a Qualcomm na sequência de uma venda anterior do processador de vídeo Xilleon da Broadcom.

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.