Inflamassoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

inflamassoma é um complexo protéico oligomérico implicado no sistema imunitário inato.[1][2]

Ele é constituído por diversas proteínas: caspase 1, PYCARD (ou ASC), NALP (um tipo de receptor do tipo NOD) e, em alguns casos, a caspasemente5 (também conhecida como caspase 11 ou ICH-3). Ele é expresso nas células da linhagem granulocítica.

O inflamassoma é formado após o reconhecimento de diversos sinais inflamatórios (LPS, cristais de ácido úrico e diversos compostos virais e bacterianos) por proteínas da família dos NPLR. A composição exata do inflamassoma depende da via de ativação utilizada em cada caso. Por exemplo, o RNA de duplas fita desencadeia a formação de um inflamassoma diferente da desencadeada por cristais de ácido úrico, por exemplo. O inflamassoma favorece a maturação das citocinas inflamatórias interleucina-1β e interleucina 18, por clivagem através da  caspase 1.

O inflamassoma é responsável pela ativação de processos inflamatórios e pode induzir o processo de piroptose, uma morte celular programada diferente da apoptose.

Mecanismos fisiopatológicos[editar | editar código-fonte]

Durante uma infecção, uma das primeiras formas de defesas instituídas pelo sistema imune consiste em um grupo de receptores que reconhecem padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs). Esses receptores podem se situar na membrana plasmática, como alguns receptores do tipo Toll (TLR), e os receptores do tipo lectina C (CLR); eles podem também se encontrar no citoplasma, como os receptores to tipo NOD (NLR)  e os RIG-like helicase receptors (RLR).

Em 2002, Martinon [3] demonstrou que um subconjunto de NLR chamado NLRP1 era capaz de se organizar e se oligomerizar em uma estrututra ativadora da cascata da caspase 1, conduzindo assim à produção de citocinas pró-inflamatórias (notavelmentet IL-1β e IL-18). Essa estrutura oligomérica foi denomidada "inflamassoma". Desde então, outros inflamassomas foram descobertos, incluindo dois formados também a partir de  NLR (NLRP3 e NLRC4).

Mais recentemente, Hornung[4] identificou um inflamassoma da família PYHIN (pirina e proteína contendo um domínio HIN) chamado AIM2 (a partir de absent in melanoma 2) que se forma a partir da detecção de DNA dupla fita (dsDNA) estranho ao citoplasma e ativa NF-kB, que possui um papel crucial nas infecções bacterianas e virais.

Cascata inflamatória[editar | editar código-fonte]

Assim como o apoptossoma ativa a cascata apoptótica, o inflamassoma ativa a cascata inflamatória. Uma vez ativo, o inflamassoma se liga à pró-caspase1 (precursora da caspase 1) através de seu domínio CARD (domínio de recrutamento da caspase) ou via proteína adaptadora de CARD ( ASC) que se liga a ele durante a formação do inflamassoma. Em sua forma completa, o inflamassoma se liga a diversas moléculas de pró-caspase 1 e induz a clivagem automática nas subunidades p20 e p10. A caspase 1 na forma ativa se constitui por dois heterodímeros, cada um com uma subunidade p20 e uma p10. Uma vez ativa, ela desencadeia:

  • a clivagem de pró-IL-1β em IL-1β;
  • a clivagem de pró-IL-18 em IL-18, induzindo secreção de IFN-γ e ativação de linfócitos NK;
  • clivagem e inativação l’IL-33;
  • fragmentação do DNA e formação de poros celulares;
  • inibição das enzimas glicolíticas;
  • biossíntese de lipídeos;
  • secreção de mediadores reparadores de tecido como a pró-IL-1α.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês) Fabio Martinon, Kimberly Burns et Jürg Tschopp, « The Inflammasome: A Molecular Platform Triggering Activation of Inflammatory Caspases and Processing of proIL-β », Molecular Cell 2002;10:417–426.
  2. Virginie Pétrillia et Fabio Martinon, « L’inflammasome, les maladies auto-inflammatoires et la goutte », Revue du Rhumatisme 2007;74:1240–1246.
  3. Martinon F, Burns K, Tschopp J (2002). «The inflammasome: a molecular platform triggering activation of inflammatory caspases and processing of proIL-beta». Mol Cell (em inglês). 10 (2): 417–26. PMID 12191486. doi:10.1016/S1097-2765(02)00599-3 
  4. Hornung V, Ablasser A, Charrel-Dennis M, Bauernfeind F, Horvath G, Caffrey DR, Latz E, Fitzgerald KA. (2009). «AIM2 recognizes cytosolic dsDNA and forms a caspase-1-activating inflammasome with ASC». Nature (em inglês). 458 (7237): 514–518. PMC 2726264Acessível livremente. PMID 19158675. doi:10.1038/nature07725