Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

O Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento (IUED) é uma instituição de direito privado vinculada à Universidade de Genebra na Suíça. O instituto foi fundado em 1961, sob o nome de Instituto Africano de Genebra. As suas línguas oficiais são o francês, o inglês e o espanhol. Em 2007 foi criado o Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (IHEID) unindo este instituto com o Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (IUHEI).

Atividades[editar | editar código-fonte]

O objetivo do instituto é promover a docência e a investigação relativos aos problemas de desenvolvimento e de favorecer a acolhida dos estudantes do Sur. O seu enfoque aponta para a compreensão das questões de desenvolvimento na sua globalidade e sua diversidade (social, econômica, ambiental) e a reforçar os vínculos entre a teoria e a prática, a reflexão e a ação. O IUED, ainda que vinculada à Universidade de Genebra, é uma instituição de direito privado.

O instituto oferece um International Master of Advanced Studies em estudos de desenvolvimento, em colaboração com o Asian Institute of Technology Center in Vietnã (AITCV), o Centro de Estudos e Promoção do Desenvolvimento (DESCO) com sede em Arequipa, Peru, e o Instituto superior de tecnologias aplicadas (ISTA) em Bamako, Mali.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1961 foi criado o Centro ginebrino para a formação de quadros africanos pelo Estado de Genebra. Este centro correspondia à preocupação das autoridades políticas e universitárias por contar com um centro que acolhesse estudantes e praticantes africanos e criar um lugar de reflexão e de investigação para as pessoas interessadas nos problemas do desenvolvimento. Este centro se converteu no Instituto Africano de Genebra em 1962, no Instituto de Estudos de Desenvolvimento em 1973, e finalmente, com a assinatura em 1977 de um acordo com a Universidade de Genebra, no atual Instituto universitário de estudosdo desenvolvimento (fundação privada).

Especializado inicialmente em África, o Instituto se abriu rapidamente sobre Ásia e América Latina e atualmente recebe estudantes do mundo inteiro. Existem diferentes programas de formação, de investigação e de atividades operativas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]