Irréversible

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Irréversible
Irreversível (PT/BR)
 França
2002 • cor • 99 min 
Direção Gaspar Noé
Elenco Monica Bellucci
Vincent Cassel
Albert Dupontel
Gênero Drama
Idioma Francês

Irréversible (estilizado como IЯЯƎVƎЯSIBLƎ), ou Irreversível (br/pt), é um filme francês de Gaspar Noé lançado em 2002. Considerado um dos filmes mais controversos e perturbadores daquele ano, devido principalmente a duas cenas extremamente gráficas de estupro e assassinato. Fora isso, a narrativa em ordem cronológica inversa e os ângulos e rotações que a câmera faz servindo para separar cada cena também colaboram para o desconforto dos espectadores.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme narra em ordem inversa a história de dois homens em busca de vingança. A primeira sequência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), então namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.

Alex, seu namorado Marcus e seu amigo Pierre vão a uma festa, mas Alex acaba brigando com Marcus, e vai embora. Ela passa por uma passarela por baixo da avenida, e quando está lá embaixo, encontra um homem e um travesti brigando.

Ela tenta passar por eles, mas o homem acaba não deixando. A travesti vai embora, e eles dois ficam sós no túnel. Ele começa a assediá-la, e por fim, a estuprá-la. É, com certeza, uma das cenas de estupro mais reais e fortes do cinema. Depois o homem ainda a espanca, batendo e dando chutes principalmente em seu rosto.

O filme tem cenas de violência extrema, como a própria cena do estupro, e a vingança do namorado dela contra o suposto estuprador. Ele tenta demonstrar, como o próprio nome do filme diz, que aquela situação é Irreversível, e por isso nada adiantaria encontrar e matar o criminoso. Durante a briga entre Marcus e quem ele julgava ser o estuprador, Marcus tem seu braço quebrado e o homem estava prestes a estuprá-lo quando Pierre o ataca com um extintor de incêndio, dando diversas pancadas no rosto dele, na outra cena mais controversa do filme. Os sentimentos de quem assiste variam entre ódio e nojo.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]