Monica Bellucci

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monica Bellucci
Bellucci em 2009.
Nome completo Monica Anna Maria Bellucci
Nascimento 30 de setembro de 1964 (50 anos)
Città di Castello, Itália
Nacionalidade Itália italiana
Ocupação Atriz e modelo
Cônjuge Vincent Cassel (1999-2013)
IMDb: (inglês)

Monica Anna Maria Bellucci (Città di Castello, 30 de setembro de 1964) é uma atriz e modelo internacional italiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1980, Bellucci abandonou os estudos de Direito na Universidade de Perúgia para seguir a carreira de modelo e a carreira cinematográfica internacional.

Em 1988 mudou-se para Milão, um dos grandes centros mundiais da moda, passando a fazer parte do elenco internacional da agência Elite Models e trabalhando para grandes estilistas como Dolce & Gabbana, além de posar para fotografias de moda em Paris e Nova Iorque em algumas das maiores revistas do ramo, como Elle e GQ, o que a levou a conseguir destaque internacional na profissão; nesta época, Monica fez a transição para o cinema, dedicando-se os estudos de interpretação.

Fluente em italiano, inglês e francês, o que lhe possibilita trabalhar em filmes nas três línguas e em países diversos, começou no cinema em meados dos anos 90, conseguindo chamar a atenção da indústria ao participar num pequeno papel do seu primeiro filme em língua inglesa, Drácula de Bram Stoker, dirigido por Francis Ford Coppola em 1992, e fazendo uma série de filmes em francês, com seu ex-marido, também ator, Vincent Cassel.

Com o sucesso mundial do filme italiano Malèna, de Giuseppe Tornatore, Monica teve as portas de Hollywood abertas, filmando com Bruce Willis e participando de dois filmes da série Matrix, Reloaded e Revolutions, como Perséfone, seguido de seu papel como Maria Madalena no polêmico sucesso de bilheteria de Mel Gibson, A Paixão de Cristo.

Considerada a mulher mais sexy do mundo em 2004 (já com quarenta anos de idade) pelos leitores da revista masculina Maxim’s, Bellucci escandalizou o público do Festival de Cannes em 2002, ao participar de uma das cenas mais violentas e realistas de um estupro no cinema, no filme francês Irreversível, do argentino Gaspar Noé, também atuando ao lado de seu ex-marido Cassel, com quem tem duas filhas, Deva e Léonie. Suas fotos nuas para grandes revistas como Vanity Fair, (para quem posou grávida em 2004 enfurecendo o Vaticano [1]) Maxim’s, Gentlemen’s Quartely entre outras e seus ensaios fotográficos com grandes fotógrafos como o alemão Helmut Newton, a transformaram no grande símbolo sexual italiano da atualidade e aumentou sua legião de fãs pela Internet.

De uma beleza versátil, Monica Bellucci também fez sucesso com o público infantil e adolescente ao personificar a rainha egípcia Cleópatra no filme francês Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, baseado nos quadrinhos dos heróis gauleses, um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema na França.

Também deu a sua voz à personagem fictícia Kaileena (Prince of Persia Warrior Within), da trilogia Prince of Persia.

Em 2012, Monica mudou-se com a família (o ex-marido Vincent Cassel e suas duas filhas) para o Rio de Janeiro, Brasil. Separou-se em 2013, após quatorze anos de relacionamento.

Em dezembro de 2014, Monica foi oficializada como uma das novas bond girls, em SPECTRE, 24º filme da série oficial de James Bond. Sua personagem será "Lucia Sciarra".[1] Aos 50 anos, ela será a mais velha de todas bond girls desde o início da franquia. [2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia Principal
Drácula de Bram Stoker (1992) | O Apartamento (1996) | Malèna (2000) | Sob Suspeita (2000) | O Pacto dos Lobos (2001) | Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002)  | Irreversível (2002)  | Lágrimas do Sol (2003) | Matrix Reloaded (2003) | Matrix Revolutions (2003) | A Paixão de Cristo (2004) | Os Irmãos Grimm (2005Mandando Bala (2007O Aprendiz de Feiticeiro (2010

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Indicação ao César, na categoria de Melhor Revelação Feminina, por sua atuação em L'Appartement (1996).
  • Indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Beijo, por Matrix Reloaded (2003).

Notas e Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons