The Matrix Reloaded

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Matrix Reloaded
Matrix Reloaded (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
 Austrália
 Países Baixos

2003 • cor • 138 min 
Direção Andy Wachowski
Larry Wachowski
Produção Joel Silver
Produção executiva Bruce Berman
Grant Hill
Andrew Mason
Barrie M. Osborne
Erwin Stoff
Andy Wachowski
Larry Wachowski
Roteiro Andy Wachowski
Larry Wachowski
Elenco Keanu Reeves
Laurence Fishburne
Carrie-Anne Moss
Hugo Weaving
Jada Pinkett Smith
Gloria Foster
Género Ação
Ficção científica
Idioma Inglês
Francês
Música Don Davis
Direção de arte Hugh Bateup
Direção de fotografia Bill Pope
Figurino Kym Barrett
Edição Zach Staenberg
Estúdio Village Roadshow Pictures
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Estados Unidos 15 de maio de 2003
Brasil 23 de maio de 2003
Orçamento US$ 127 - 150 milhões
Receita US$ 742.128.461
Cronologia
Último
Último
Matrix (1999)
Matrix Revolutions (2003)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

The Matrix Reloaded (no Brasil: Matrix Reloaded) é um filme americano de 2003, dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves no papel de Neo e lida com temas como o domínio da tecnologia sobre o homem, a ficção científica e a liberdade. É a segunda parte de uma trilogia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Aproximadamente seis meses depois dos acontecimentos de The Matrix, surge o segundo filme, The Matrix Reloaded. Neo está totalmente confiante na sua capacidade de manipular o mundo artificial dentro da Matrix - ele pode voar, Tem uma enorme força e velocidade, tem habilidades telecinéticas e curativas, e é quase invulnerável. (Link, o novo navegador, comenta sobre Neo usando seus poderes.) Exceto por esses incríveis poderes, Neo, utilizando o sua visão de código, pode ver através de objetos sólidos como um visão de raio-X.

Após uma visita à Matrix a tripulação retorna à Zion, uma enorme cidadela onde se refugiam os humanos libertos das maquinas e a nova geração de descendentes quais gerenciam as ordens dadas pelo comando da Resistência. Morpheus e os outros capitães se reúnem com o Conselho para discutir a informação de que 250.000 Sentinelas (Maquinas de combate criadas para vigiar e aniquilar o membros rebeldes.) estão organizando um ataque em massa onde várias perfuratrizes estão escavando a fim de chegar à Zion o que deixa todos em duvida, porém Morpheus se recusa a acreditar que Zion possa ser destruída e que não importa como, a vitória será da Resistência.

Morpheus se pronuncia perante o povo de Zion e declara que não há nada à temer pois o domínio das Maquinas está perto do fim. A tripulação da Nabucodonosor parte de volta à Matrix onde Neo se encontra novamente com a Oráculo que direciona-o para encontrar o Chaveiro, uma personificação de um programa da Matrix que tem acesso a inumeras portas dentro do sistema. O Chaveiro é o único capaz de conduzir Neo diretamente à Fonte, a programação do coração do mundo das máquinas que realmente contém os programas que sustentam a ilusão da Matrix.

Depois que a Oráculo vai embora, o Agente Smith (agora conhecido simplesmente como Smith) aparece, e uma mudança dramática se torna aparente. De alguma forma, Smith tinha se separado do resto do código da Matrix quando Neo o destruiu, o tornando um programa livre e não mais um subordinado do controle da Matrix, mas em contrapartida ele tornou-se mais similar a um vírus, capaz de inserir o seu código em outros sistemas, e infectar outros programas e mentes humanas para fazer repetidas clonagens de si mesmo. Smith e seus clones atacam Neo, que luta de igual para igual com centenas de clones. Vendo que não poderia ganhar a batalha, vai embora.

Trinity, Neo e Morpheus descobrem que o Chaveiro está com o um programa dominante chamado Merovingian, cujo sua personificação é francês excêntrico, requintado, e manipulador cujo acolhe programas exilados/defeituosos para suas próprias intencões, tais como alguns se parecem com lobisomens, fantasmas e outras criaturas consideradas sobrenaturais. A sua esposa, cansada do marido infiel, leva o trio até o Chaveiro. A tentar sair com ele, o Merovingian e seus guardas o flagram tentando fugir. Neo luta com os guardas enquanto o Morpheus e Trinity junto com Chaveiro fogem, Neo vence os guardas e vai atrás de resto do grupo que foge de dois capangas do Merovingian que se assemelham à fantasmas, mas antes que pudesse alcança-los a porta é fechada e a ligação dos portais é encerrada, Neo está sozinho em um Château nos picos da Europa e voa de volta à cidade onde estava antes. Enquanto isso, Morpheus e Trinity levando o Chaveiro tentam numa perseguição pelas ruas da cidade se evadir dos capangas de Merovingian em meio a um tiroteio, não demora até um grupo de Agentes aparecer e tentar elimina-los, por sorte Neo aparece e salva o grupo após destruírem os fantasmas do Merovingian.

O Chaveiro explica que uma central nuclear na região da cidade deve ser desativada em um curto espaço de tempo para desligar temporariamente o Sistema de Segurança que abrirá a janela qual permitirá durante 5 Minutos e 14 Segundos que Neo, o Escolhido alcance a Fonte que se encontra no andar de um arranha-céu cujo nenhum elevador ou escada atinge. A operação é iniciada, porém a nave da tripulação incumbida de desativar a usina sofre um acidente quando é atacada por um grupo de Sentinelas, Apesar de Neo aconselhar Trinity à não participar da missão dentro da Matrix ela ignora e entra desativando a usina. Enquanto Morpheus, Neo e o Chaveiro entram no prédio, eles são surpreendidos pelos clones de Smith que após confronto conseguem escapar, porém o Chaveiro é baleado e antes morrer entrega a chave que Neo precisa para entrar na fonte e Trinity acaba interceptada pelos Agentes exatamente como Neo viu em seus sonhos. Abrindo a porta, Neo encontra-se com o Arquiteto, uma personificação do criador dos sistemas e design das sucessivas versões da Matrix.

O Arquiteto apresenta à Neo num conceito radicalmente diferente de Morpheus, alegando que Neo é realmente o sexto Escolhido e prossegue, dizendo que Zion foi destruída pelas máquinas cinco vezes antes, e os cinco escolhidos anteriores confrontados com o dilema que se baseia em manter o equilíbrio da estrutura da mente humana: De permitir que a humanidade ser destruída assim que Zion for destruída diretamente pela Matrix mantendo-se inerte, ou reiniciando a Matrix onde ele entraria e escolheria 23 pessoas(sete machos e dezessete fêmeas) para formar uma sétima Zion. Matrix baseia-se neste ciclo repetido de destruição e recriação de ambos os mundos. Isso leva a crer que se o Arquiteto é o "Pai", a Oráculo é a "Mãe" de Matrix. O Arquiteto adverte que todas de todas as vidas humanas dentro e fora da Matrix vão morrer se ele não entrar na porta da Fonte mas Neo se recusa e parte voando do prédio em velocidade supersônica uma vez que o tempo esgotou e a bomba de autodestruição foi acionada. Trinity enquanto foge é baleado por um Agente, mas Neo a resgata e remove a bala alojada.

Juntos, os dois saem da simulação da Matrix, e voltam ao mundo real. Neo diz a Morpheus que a Profecia foi apenas mais um Sistema de controle usado contra eles e que a destruição de Zion é algo praticamente inevitável. No entanto, eles não tem tempo para refletir sobre a sua situação atual quando um grupo de Sentinelas começam a cercar a nave. Neo e os outros são forçados a abandonar a Nabucodonosor e torcer para serem resgatados, pois a nave é destruída pelos Sentinelas. Mas Neo para de repente, se vira para Trinity e diz: "Algo está diferente, posso sentir". Quando os Sentinelas o abordam, Neo descobre um novo poder que pode influenciar as máquinas no mundo real exatamente como ele influencia objetos no mundo simulado da Matrix. A força aplicada é extrema sobre ele, os Sentinelas são destruídos mas Neo cai no chão inconsciente após fazer muito esforço. Ele e os tripulantes são resgatados pela nave Hammer, que estão lidando com outro mistério enorme: Bane, um tripulante de outra nave, que é o único sobrevivente de um ataque das máquinas que resultou em uma carnificina. O corpo de Bane tornou-se infectado por uma cópia do programa Smith e traz Smith para o mundo de Zion através da mente de Bane deixando Neo próximo ao inimigo maior qual terá que derrotar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Matrix Reloaded teve principalmente positiva recepção crítica, com uma classificação do Rotten Tomatoes com aprovação de 73%.[1] , trilha sonora do filme teve uma aprovação média no Metacritic de 63/100.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] (July 21, 2012). Visitado em July 21, 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: The Matrix Reloaded
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.