Jada Pinkett Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jada Pinkett Smith
Jada Pinkett na capa da Vogue de 2001.
Nome completo Jada Koren Pinkett-Smith
Data de nascimento 18 de setembro de 1971 (42 anos)
Local de nascimento Baltimore, Maryland
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Etnia Negra
Altura 1,50 m
Cor do cabelo castanho
Cor dos olhos castanhos
Cônjuge Will Smith (1997 - presente)
Site Página oficial

Jada Pinkett Smith (nascida Jada Koren Pinkett, Baltimore, 18 de setembro de 1971) é uma atriz, cantora e modelo norte-americana casada com o ator Will Smith desde a década de 1990.

Seu pai era um free-lancer e sua mãe era uma enfermeira. Eles se divorciaram após apenas alguns meses de casamento. Smith é também uma membro proeminente da Alpha Kappa Alpha, a mais antiga irmandade negra de estudantes dos Estados Unidos da América .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sua grande estreia veio em 1991 quando ela fez parte do elenco do colegio freshman Lena James na série de televisão A Different World da NBC, uma vertente do The Cosby Show. Ela fez sua estreia em filmes dois anos depois em Menace II Society (1993). Ela não ganhou um reconhecimento imediato, entretanto, quando fez um papel contra-cenando com Eddie Murphy na refilmagem de The Nutty Professor (1996). Além dos trabalhos na frente das câmeras, ela fez também trabalhos atrás delas, dirigindo videos musicais. Também criou "Maja" um linha de camisetas e vestidos para mulheres que são vendidos em pequenos catálogos.

Participou na produção do filme de Mike Binder, Reign Over Me, contracenando com Adam Sandler e Don Cheadle.[1]

Musica[editar | editar código-fonte]

Jada é também a vocalista da banda de new metal chamada Wicked Wisdom, que lançou um álbum em 21 de fevereiro de 2006. A banda fez a turnê do Ozzfest no verão de 2005.

Em 2006 a banda tocou no Download Festival no Castelo de Donnington, UK.[2]

Jada fez uma participação especial na turnê The Onyx Hotel Tour da cantora Britney Spears, onde aparecia estranhamente guiando a cantora até um muro que era derrubado apenas com movimento da sua própria mão.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ela se graduou em teatro na Baltimore School for the Arts, onde ela encontrou seu colega de classe Tupac Shakur, com quem desenvolveu uma forte amizade. No documentário Tupac: Ressurreição, Shakur diz, "Jada é parte do meu coração. Ela será minha amiga por toda a minha vida." Também neste documentário, Smith chama Shakur de "um dos meus melhores amigos. Ele foi como um irmão. Isto foi muito além da amizade para nós. O tipo de relação que nós tivemos, você tem apenas uma vez na vida toda." Os dois permaneceram amigos íntimos até a morte de Shakur em 1996. Após se graduar na Baltimore School for the Arts, Smith passou um ano na North Carolina School of the Arts antes de desistir dela para perseguir a sua carreira como atriz. Em Dezembro de 2006, ela doou um milhão de dólares para a Baltimore School For the Arts, em memória a Tupac.

Jada Pinkett Smith casou com o ator Will Smith em 31 de dezembro de 1997, e juntos eles tem dois filhos: Jaden Smith (nascido em 8 de junho de 1998); e uma filha, Willow Smith (nascida em 31 de Outubro de 2000). É a madrasta do filho de Smith com seu casamento anterior, Willard "Trey" Smith III (nascido em 1992).

De acordo com o IMDb, Pinkett Smith tem apenas 1,50 m de altura [1].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Papel
1993 A different World Lena James
Menace II Society Ronnie
1994 The Inkwell Lauren Kelly
A Low Down Dirty Shame Peaches
Janson's Lyric Lyric Greer
1995 Demon Knigth Jeryline
1996 Set It Off Stony
The Nutty Professor Carla Purdy
1997 Princess Mononoke Toki (Voz)
Scream 2 Maureen Evans
1998 Woo Off the Wall Babe/ Woo
Return to Paradise MJ Major
2000 Bamboozled Sloan Hopkins
2001 Kingdom Come Charisse Slocumb
Ali Sonji Roi
2003 The Matrix Reloaded Niobe
The Matrix Revolution Niobe
2004 Collateral Annie
2005 Madagascar Gloria (Voz)
2007 Reign Over Me Jeannea
The Adventures of Joan Lee Shirley James
2008 Madagascar 2 Gloria (Voz)
2012 Madagascar 3 Gloria (Voz)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]