Scream 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Scream 2
Gritos 2 (PT)
Pânico 2 (BR)
 Estados Unidos
1997 • cor • 120 min 
Direção Wes Craven
Produção Cathy Konrad
Wes Craven
Marianne Maddalena
Roteiro Kevin Williamson
Elenco Neve Campbell
Courteney Cox
David Arquette
Jerry O'Connell
Sarah Michelle Gellar
Jamie Kennedy
Elise Neal
Jada Pinkett
Liev Schreiber
Gênero Suspense
Idioma Inglês
Orçamento US$ 24.000.000
Receita US$ 172.363.301
Cronologia
Último
Último
Scream
(1996)
Scream 3
(2000)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Scream 2 (Pânico 2 no Brasil e Gritos 2 em Portugal) é um filme norte-americano do gênero suspense do ano de 1997. Foi dirigido por Wes Craven e estrelado por David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox , Sarah Michelle Gellar , Elise Neal , Jamie Kennedy , Jerry O'Connell , Liev Schreiber e Jada Pinkett . A trama do filme ocorre um ano após o filme inicial. As filmagens aconteceram no campus da Agnes Scott College em Decatur, Georgia.

Trata-se do segundo filme da franquia de grande sucesso Scream que surgiu em 1996, sendo sucedido por Scream 3 em 2000 e depois em 2011 por Scream 4

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dois anos depois das mortes em Woodsboro, o filme Apunhalada que se baseia nestas mortes que lá ocorreram, é lançado por todo o país e chega até a faculdade de Windsor, onde um casal da universidade é assassinado no cinema. Este é o lugar onde Sidney Prescott se refugiou para esquecer seu passado. O filme faz surgir um novo assassino e, mais uma vez, Sidney é o alvo principal.

Scream 2 continua mostrando a história de Sidney Prescott, que para esquecer o massacre que sobreviveu em Woodsboro, mudou-se para a pacata Windsor e tornou-se uma universitária cursando teatro no Windsor College. Além de continuar sua amizade com Randy, que a deseja em segredo ela agora é amiga de Hallie, sua colega de quarto e de Mickey, que faz parte da sua turma. Além disso têm também um novo namorado, Derek, um simpático estudante de medicina. Tudo vai bem, até que Maureen Evans e seu namorado Phil Steven morrem esfaqueados em um cinema, quando o filme "Facada" estava sendo exibido. Dewey ao saber da notícia, sai de Woodsboro e vai para Windsor ajudar Sidney e os policiais da comunidade pegarem o assassino, enquanto a repórter Gale Weathers está no auge da fama com seu livro "Os Assassinos de Woodsboro". O novo psicopata começa a matar brutalmente os alunos do Windsor College, aterrorizando Sidney que percebe que todo o banho de sangue em Woodsboro está se repetindo novamente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

"Scream 2" arrecadou um total de $172,363,301 ($101,363,301 nos EUA e $71,000,000 em outros países) tornando-se o 7° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria. Antes dele, somente Jaws 2, Drácula de Bram Stoker, Entrevista com o Vampiro, O Exorcista, Tubarão e o primeiro "Scream" conseguiram essa façanha.

"Scream 2" foi o filme de terror mais visto em 1997/1998 no mundo todo.

Crítica[editar | editar código-fonte]

O jornal Washington Post, o The New York Times, o Chicago Sun-Times, entre outros, classificam "Scream 2" com notas entre 70 e 75 (numa escala de 0 à 100), já a revista Variety e a Entertainment Weekly dão 80 e 91, respectivamente (numa escala de 0 à 100).

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

A atriz Neve Campbell ganhou o prêmio de melhor atriz no "MTV Movie Awards" por sua atuação no filme. Além disso a musa teen recebeu o prêmio de "atriz favorita em filme de terror" no "Blockbuster Entertainment Award". Seus colegas de elenco, David Arquette e Jamie Kennedy também foram premiados com os prêmios de "melhor ator" e "melhor ator coadjuvante", repectivamente, na categoria horror.

Na mesma premiação, Courteney Cox concorreu ao lado de Neve Campbell.

Jada Pinkett Smith também foi indicada na categoria "melhor atriz coadjuvante em filme de terror". Ao todo, foram 5 prêmios ganhos e 8 nomeações em 6 eventos/festivais.

Classificação etária[editar | editar código-fonte]

  • "Scream 2" recebeu classificação R nos Estados Unidos, ou seja, menores de idade somente acompanhados. De acordo com a MPAA os critérios para a classificação foram: linguagem vulgar e forte violência sanguínea.
  • "Scream 2" também recebeu classificação máxima na Alemanha, Coréia do Sul, Inglaterra e Hungria.
  • O Brasil foi o país onde "Scream 2" recebeu a classificação mais baixa nos cinemas: 14 anos.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Scream 2: Music from the Dimension Motion Picture
Trilha sonora
Lançamento Estados Unidos 18 de Novembro de 1997
Gênero(s) Rock alternativo
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD
Gravadora(s) Festival Mushroom Records; Warner Bros. Records; Warner Bros. Music Entertainment
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

A trilha sonora do filme foi lançada em 1997 pela gravadora Warner e foi composta por Marco Beltrami. A música "Cassandra Aria" presente no filme foi escrita por Danny Elfman.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Scream" - Master P, Silkk The Shocker - 3:30
  2. "Suburban Life" - Kottonmouth Kings - 3:34
  3. "Rivers" - Sugar Ray - 2:50
  4. "She's Always in My Hair" - D'Angelo - 6:19
  5. "Help Myself" - Dave Matthews Band - 4:31
  6. "She Said" - Collective Soul - 4:51
  7. "Right Place, Wrong Time" - Jon Spencer - 3:16
  8. "Dear Lover" - Foo Fighters - 4:33
  9. "Eyes of Sand" - Tonic - 4:16
  10. "The Swing" - Everclear - 2:59
  11. "I Think I Love You" - Less Than Jake - 2:03
  12. "Your Lucky Day in Hell" - Eels - 4:26
  13. "Red Right Hand" - Nick Cave and the Bad Seeds, DJ Spooky - 8:23
  14. "One More Chance" - Kelly - 4:13
  15. "The Race" - Ear2000 - 2:19
  16. "Cried" - Hanson - 3:34

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A cena em que Randy Meeks (Jamie Kennedy), Mickey Altieri (Timothy Olyphant), Cici Cooper (Sarah Michelle Gellar) e outros estudantes estão debatendo na sala de aula da universidade os assassinatos ocorridos no dia anterior, foi inicialmente filmada em um auditório de palestras. Contudo, o diretor resolveu que uma sala de aula seria mais apropriada para a cena.
  • O cinema da cena inicial é o mesmo lugar do teatro aonde Sidney tem um peça e da cena final.
  • O personagem Derek (Jerry O'Connell), foi descrito por Mickey como "Bom rapaz, brilhante, alegre e bonito". Porém no roteiro original, Derek era estudante de cinema, e tinha as mesmas características psicóticas e doentias de Billy Loomis (Skeet Ulrich), e seria o assassino. Mas estas características foram "dadas" para o personagem Mickey Altieri (Timoty Olyphant), quando o roteiro original caiu na internet, e Kevin Williamson precisou mudar o final.
  • No roteiro inicial, Hallie (Elisa Neal) seria a segunda assassina e ajudante de Derek.
  • Houve um pequeno acidente na cena em que Sidney (Neve Campbell), desesperada, foge do assassino para fora da casa e se encontra com Derek (Jerry O'Connell). No momento em que ela saía da casa, sua testa impulsivamente bateu com força nos dentes de Jerry.
  • Muitos fãs acreditavam que a personagem Cici Cooper (Sarah Michelle Gellar) iria ser a assassinada no final do filme devido à ordem dos créditos, mas ela foi a 3ª vitima.
  • David Schwimmer também foi mencionado no filme, provavelmente como homenagem de Courtney Cox à seu outro colega do mesmo seriado.
  • Casey Cooper 'Cici', iria se chamar Cassandra. Mas acabou se tornando Casey, pois assim teria o mesmo nome da vítima do primeiro filme, e o assassino não a mataria simplesmente por matar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]