Italo Svevo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Italo Svevo

Italo Svevo, pseudônimo de Aron Hector Schmitz, nome depois italianizado para Ettore Schmitz (Trieste, 19 de dezembro de 1861Motta di Livenza, 13 de setembro de 1928), foi um escritor e dramaturgo italiano.

Nascido em Trieste (então parte da Áustria-Hungria), quinto dos oito filhos de uma abastada família judia originária da Alemanha, seu pai era Franz Schmitz (1829- 1892), comerciante de vidros. Sua mãe, Allegra Moravia (1832-95), era italiana.

Seu terceiro romance, A consciência de Zeno, é também sua obra mais conhecida e compõe uma trilogia com Uma Vida e Senilidade. O quarto romance, Il vecchione o Le confessioni del vegliardo ( "O velhinho" ou "As confissões do ancião"), uma "continuação" de A consciência de Zeno, ficará inacabado em razão da morte do escritor, em 13 de setembro de 1928, após um acidente de trânsito, quando voltava com a família de uma estação de águas, em Bormio.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Italo Svevo
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.