Jacaraípe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jacaraípe (praia))


Jacaraípe
  Bairro do Brasil  
Vista da orla de Jacaraípe
Vista da orla de Jacaraípe
Vista da orla de Jacaraípe
Localização
Mapa
Mapa de Jacaraípe
Coordenadas 20° 8' 53" S 40° 11' 4" O
Unidade federativa  Espírito Santo
Município Serra


Jacaraípe é um bairro do município de Serra, no estado brasileiro de Espírito Santo.[1]

Situada na costa, aproximadamente 20 km ao norte de Vitória, é conhecida por seus campeonatos de surf.[2][3][4][5] Bairro de veraneio, muito frequentada por turistas internos, tanto capixabas como de outros estados (principalmente Minas Gerais), atraídos principalmente pelas praias.

História[editar | editar código-fonte]

O balneário é, ao lado de Nova Almeida, o mais antigo do município. A estância de Jacaraípe não passava de uma pequena vila pesqueira até meados da década de 60 do século passado. Os pescadores mantinham suas barcas á beira do rio Jacuné, que nasce em um enorme complexo de lagoas que leva o mesmo nome e está a alguns quilômetros de distância do litoral.

O bairro ocupava a área próxima à foz e às margens do rio e tinha como centro a pequena Igreja de São Pedro, localizada em um morro que hoje é conhecido como Terereco. Até hoje realiza-se a tradicional Festa de São Pedro na praça desta igreja.

Outra presença cultural marcante entre os pescadores é o tradicional culto a Iemanjá, que desde o início da década de 1990, sempre teve um templo localizado na foz do Jacuné. Hoje, nesta foz está a Praça Encontro das Águas, mas o pequeno templo ainda permanece na Praça e é um ponto de encontro dos devotos em todos os réveillons. A presença de outra manifestação cultural, o Congo, que pode ser definido como ritmo musical, mas também como um conjunto de tradições que envolvem o artesanato (inclusive musical), a culinária e a religiosidade afro-brasileira já não é tão presente no balneário como nos tempos de ocupação. Hoje esta tradição encontra-se concentrada na região da sede do município de Serra.[6][7][8]

Após os anos 60, a velha ponte de madeira que unia a parte sul do balneário (a mais habitada à época) da parte norte (hoje a maior parte do bairro) deu lugar a uma ponte de concreto que existe até hoje, mas que já não é a principal via de acesso. É a chamada ponte velha. Depois da construção da ponte e da abertura de estradas, foi possível uma urbanização de uma faixa de quase 6 km de litoral. O bairro, entretanto, só perde o aspecto interiorano após os anos 80, com a pavimentação da Rodovia ES-010 (Rodovia do Sol Norte). Tal pavimentação daria suporte de infra-estrutura à empresas como Aracruz Celulose SA e Companhia Siderúrgica de Tubarão, que antes faziam sua comunicação norte-sul apenas pela BR 101.[6][7][8]

Nos anos 90, segue-se uma violenta ocupação desordenada. Graças, em parte, ao crescimento econômico do município de Serra e a existência de grandes áreas desocupadas e sem fiscalização. No início deste século, o balneário tem recuperado parte da estrutura de seu litoral e possui uma das mais organizadas e limpas orlas do Espírito Santo, com uma infra-estrutura que agrada aos turistas, especialmente do interior do país (Minas Gerais e Goiás). O balneário se projeta nacionalmente ao revelar potencial para sediar importantes etapas de campeonatos de Surf e BodyBoard e por revelar talentos como a bodyboarder Maylla Venturini, radicada na Serra, que já conquistou títulos nacionais e mundiais em sua categoria.

Atualmente é muito frequentada pelos mineiros durante o verão e bastante visitada durante o carnaval, possuindo vários restaurantes e pousadas.

JACARAÍPE É A ANTIGA ALDEIA CARAÍPE

Texto do Livro "História da Serra", de Clério José Borges

Caraípe: Caminho do homem branco na terra das rosas

Reduto de turistas, Jacaraípe, segundo os turistas é o mais bonito balneário da Serra, em razão de estar urbanizada e iluminada.

A praia é uma das mais bonitas do Estado, com o seu calçadão e quiosques padronizados.

Pela sua grande extensão, o balneário reúne inúmeras pequenas praias que servem para a identificação do local exato onde os eventos acontecem.

Assim no balneário de Jacaraípe estão as praias da Baleia; da Castanheira, próximo ao tradicional hotel Castanheira; Solemar que é conhecida como a praia dos Surfistas e Capuba.

ÍNDIOS TUPINIQUINS

Os primeiros habitantes da região foram os índios tupiniquins. Posteriormente com a chegada dos índios Temiminós que vieram do Rio de Janeiro com Maracajaguaçu, os tupiniquins foram para o norte, além do rio Doce e os Temiminós passaram a ocupar toda a região litorânea da Serra. Há historiadores que citam a presença dos índios Goitacases na região, contudo pesquisas recentes mostram que os Goitacazes estavam mais ao sul da Capitania e na hoje região de Campos dos Goitacazes.

Jacaraípe segundo o “Dicionário Geográfico e Histórico do Estado do Espírito Santo”, de Eugênio Assis, editado em Vitória em 1947, teria sido povoada inicialmente por Índios Goitacases.

Positivamente a informação de Eugênio Assis é equivocada pois a região de Jacaraípe, Carapina, Serra e Nova Almeida era povoada de Índios Tupiniquins e depois pelos Temiminós que vieram do Rio de Janeiro.

Não há registros históricos da presença dos Goitacases povoando a Região. Os Goitacases estavam mais ao Sul do Espírito Santo e na região da hoje cidade de Campos dos Goitacases, Rio de Janeiro.

Anualmente são disputados em Jacaraípe competições de Surf e Body board, principalmente nas praias do Barrote ou em Solemar onde “rolam” as maiores ondas.

SIGNIFICADO

Em Jacaraípe localiza-se também o Barródromo onde anualmente são realizados torneios de Marcas e Pilotos, com corridas de carro, promovidos pela Federação de Automobilismo do Espírito Santo.

Nos anos de 1996 a 2001, os pilotos Celso Moraes e Betinho Sartório, constantemente disputavam o título de Campeão do Campeonato Estadual de Marcas e Pilotos.

Jacaraípe tem origem na antiga aldeia de pescadores denominada Aldeia de Caraípe.

Assim a origem da palavra Jacaraípe nada tem a ver com Jacaré e rio dos Jacarés e, sim, com Caraípe que se origina da língua Tupi, usada pelos índios primeiros habitantes da região e que significa “Caminho do Homem Branco”.

Os termos Cari e Carai em Tupi geralmente referem-se homem branco.

Carioca é casa do homem branco.

Cariacica na língua Tupi significa chegada do homem branco.

Segundo os dicionários a palavra Caraípe é uma variante de Caraipé, significando o nome de várias plantas da família das Rosáceas (Rosas). Caraípe portanto é o lugar das rosas. Jacaraípe é a Terra das Rosas.

O Jornal “A Gazeta”, de 19 de dezembro de 1995, informa no Caderno de Turismo que Jacaraípe significa “Caminho ou rio de jacarés.” O Jornal não cita a fonte em que se baseia para tal afirmativa, deve basear-se numa interpretação livre da palavra Jacara ou da palavra Jacareipe (Jacaré - ipe).

A palavra Jacaraípe é encontrada escrita em algumas publicações: “Jacareipe”.

A Telecomunicações do Espírito Santo S.A., TELEST colocava até Dezembro de 1996, “Jacareipe” em suas contas de cobranças de telefonemas.

O certo é Jacaraípe, conforme uso popular.

Jacaraípe era conhecida como Caraípe. Assim não havia a sílaba “Ja” que surgiu posteriormente com o tempo. Portanto qualquer alusão a “Ja” ou “Jacaré” é pura invenção, lenda, pois nada há de concreto com a realidade do local que antigamente era conhecida como Caraípe.

O viajante Auguste de Saint - Hilaire (1779 -1853), que foi um dos mais notáveis Naturalistas, quando esteve no litoral Espirito-Santense, no dia 15 de outubro de 1818 esteve na Aldeia Caraípe e registra o fato em seu diário de viagem.

Os antigos moradores da Serra utilizavam o “Caminho de Caraípe” para irem da sede do Município ao litoral.

Documentos antigos usam a palavra Caraípe.

EM NOME DO SOL

O Jornal “A Gazeta”, de 24 de janeiro de 1992, na página Guia Turismo, publica a seguinte reportagem com o título: “Jacaraípe: Em Nome do Sol.” Não há indicação do autor do texto, que é o seguinte: “Mais que lotada nesta temporada, Jacaraípe continua fazendo o Verão de muitos mineiros e capixabas que não dispensam o sol e o mar”.

Urbanizada, a orla toda pavimentada e iluminada, conta com diversos quiosques. A prática de esportes é uma constante nas areias. Conhecida e disputada pelos adeptos do Surf e do Body-board, por suas imensas ondas, Jacaraípe é um convite para quem gosta de agitação e de conviver com muita gente.” A reportagem destaca ainda que Jacaraípe dista 30 quilômetros de Vitória e possui vários bares, alguns com música ao vivo, e várias opções de restaurantes, alguns com Cardápio Internacional, bem como hotéis e pousadas.

Em “A Gazeta”, de 19 de dezembro de 1995, consta na página 11 do “Caderno de Turismo”, que “Jacaraípe já foi uma vila de pescadores à beira do rio Joara.” Pelo texto observa-se que o rio Jacaraípe é denominado no Jornal, de rio Joara, mas oficialmente segundo Mapa do IBGE, Juara, com “u” e não com “o” é o nome da Lagoa, também chamada de Jacaraípe.

A informação de “A Gazeta” baseia-se no fato do rio Joara ou Juá, Lagoa de Jacaraípe, Largo do Juara e rio Jacaraípe, serem interligados entre si. O rio Juara cuja foz situa-se em Jacaraípe no Mapa do IBGE consta como sendo o mesmo rio Jacaraípe.

As festas de Jacaraípe são tradicionais no calendário turístico, principalmente a Festa de Iemanjá, na passagem do ano e o Carnaval.

Jacaraípe está distante 27 km de Vitória.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.