Praia da Costa (Vila Velha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Praia da Costa - Vista do Morro do Moreno.

A Praia da Costa é uma das praias mais famosas do estado Espírito Santo, da região Sudeste e a mais movimentada do estado, tanto por suas belezas naturais, como suas águas cristalinas, o Morro do Moreno e a Ponta da Sereia, quanto pela sua ocupação urbana, qualificada de classe média alta.[carece de fontes?] A praia é a mais frequentada, visitada e atrativa do Espírito Santo, devido à sua extensão (5 km) e à cristalinidade de suas águas. Localizada no município de Vila Velha e pertencente ao bairro de mesmo nome, é delimitada pelo Farol de Santa Luzia, ao norte, e pela Praia de Itapoã ao sul (Latitude 20°20'6.39"S, Longitude 40°16'43.59"O). Em sua extensão, se encontra com a Praia de Itapuã ao sul, formando uma só praia.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A praia é totalmente urbanizada e muito movimetada, possuindo um calçadão, dotado de ciclovia, de 5 km de extensão. Ao longo do dia pessoas fazem caminhada, corrida, musculação, futebol de areia, futevôlei, vôlei, frescobol e levam a família para passear. Pela manhã vão banhar-se nas limpas e calmas águas da praia. A noite há uma pequena feira em uma de suas extremidades, com barracas de lanches e doces, produtos artesanais, quadros e livros, uma boa opção para passear com os amigos ou com o(a) companheiro(a). Durante o verão o movimento cresce ainda mais, lotando a orla dia e noite. Possui também uma escolinha de Vela.

A praia também possui quiosques onde pode-se fazer refeições, comer petiscos e beber todas as bebidas alcoólicas ou não, além de fazer compras nas feirinhas ao longo da orla e comer uns tira-gostos ou restaurantes chiques com pratos típicos e culinária estrangeira (Japonesa, italiana e etc). Fica a apenas 3 km do centro da cidade. Mas, a maior parte do comércio de bebidas e comidas ao longo do dia é feito por ambulantes, que também disponibilizam cadeiras e sombrinhas de praia gratuitamente para os banhistas, embora em alguns pontos tais equipamentos são colocados à locação. No Reveillon todas as praias de Vila Velha, ficam lotadas, mas a Praia da Costa , é aquela que reúne o maior número de pessoas e onde acontecem os principais eventos, com apresentação de bandas, show pirotécnico e contagem regressiva para o ano novo.

Possuí ampla rede hoteleira para receber os turistas.

Suas areias são amarelas e constituídas de grãos grossos. Embora não seja surfável, a praia da costa possui ondas quebrando diretamente na areia em alguns pontos, que atingem até 1,5 metros de altura, permitindo a prática de bodyboard, skimboard e surf de peito. Mas, em sua maior parte, a água é bastante calma, possibilitando que crianças se banhem sem maiores riscos, até porque toda a orla é supervisionada por salva-vidas lotados em pontos específicos, com patrulhas intermitentes motorizadas tanto pela areia quanto pela água. A praia é totalmente urbanizada e o metro quadrado na avenida que a margeia, Antônio Gil Veloso, ultrapassa os R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

No verão a praia fica completamente lotada de banhistas locais e turistas provenientes de todos os lugares do mundo. Em sua orla é possível encontrar inúmeros estabelecimentos comerciais, e, principalmente, restaurantes com cardápios variados, onde é possível saborear a deliciosa moqueca capixaba e incontáveis pratos com frutos do mar.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Suas águas são cristalinas e possuem a tonalidade verde escuro, ostentando a temperatura média de 20°C em todo o ano. Há 5 ilhas em suas imediações que podem ser visitadas por embarcações e até a nado, embora em nem todas possa haver desembarque. Nestas ilhas é bastante comum a prática de mergulho esportivo e pesca submarina, pois a cristalinidade da água permite ampla visibilidade e a extensa gama de espécies de peixes torna o local propício para o mergulho.

Devido ao trecho em que a Praia da Costa se situa no Espírito Santo, predominam os ventos nordeste e sul, com intensidade de moderado a forte em boa parte do ano, fazendo a alegria dos praticantes de esportes náuticos a vela, especialmente o kitesurf e windsurf.

Na Praia da Costa é possível se praticar vários esportes. Em suas areias e água há treinos diários de:

futebol de areia infantil e adulto, masculino e feminino; futevolley; volley de praia; Frescobol; Futebol Americano; Natação; Stand Up Paddle (surf à remo); Skimboard; Bodyboard; todos os esportes náuticos com ou sem vela, especialmente o kitesurf.

Proximidade a outros pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Além de possuir o Morro do Moreno em uma de suas extremidades, a praia da costa se situa a menos de 3 km do Convento da Penha, que é um dos monumentos religiosos mais antigos do Brasil e de onde é possível contemplar a vista não só da praia como de toda a orla compreendida entre Guarapari e Vitória. Aos pés do Morro do Moreno se situa o Farol de Santa Luzia, construído em 1871, de onde se torna possível uma maravilhosa vista da cidade de Vitória. Ainda nas proximidades da Praia da Costa se situa a Prainha (há menos de 3 km) onde, em 1535, desembarcou o nobre português Vasco Fernandes Coutinho, a bordo de sua nau "Gloria". Nessa mesma praia (Prainha), desembarcou, anos depois, em 1558, o religioso Frei Pedro Palácios, que deu início à construção do Convento da Penha.

Fotos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.