Jean-Baptiste Oudry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clara, o rinoceronte de Oudry (1749

Jean-Baptiste Oudry (Paris, 17 de Março de 1686Beauvais, 30 de Abril de 1755) foi um pintor e gravador francês do século XVIII.

Pintou quadros de flores e naturezas-mortas; mais tarde fez paisagens, representações de animais, cenas de caça e vistas de cidades.Através da encomenda do rei Luís XIV elaborou cenas de caçadas reais numa série de tapetes designada Partidas de Caça de Luís XIV. É famoso o seu quadro Cães guardando a caça.

Oudry foi solicitado inúmeras vezes pelo próprio Rei Luis XV para pintar, na sua presença, os seus cães. Tal deve-se ao facto de, desde 1720, e apesar de ter começado pelo retrato com o seu mestre Nicolas de Largillière, por volta de 1720 volta-se para uma nova especialidade temática, a pintura de animais, caçadas e paisagens. Oudry torna-se membro da “Académie de Peinture et de Sculpture” em 1719, em 1734 foi nomeado director da manufactura de tapetes de Beauvais e a partir de 1736 dirigiu os trabalhos das oficinas parisienses de tapetes. em 1743, torna-se professor da mesma instituição. Foi ainda mestre de Jean-Germain Drouais outro grande pintor da época. No final da sua carreira apenas pintava para grandes vultos da época tais como o Czar Pedro, o Grande, da Rússia e a Rainha da Suécia. Ilustrou as Fábulas de La Fontaine, com 275 desenhos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.