Ji-Paraná Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ji-Paraná
Nome Ji-Paraná Futebol Clube
Alcunhas Galo da BR
Mascote Galo
Estádio Biancão
Capacidade 5.000
Localização Ji-Paraná, Rondônia RO, Brasil Brasil
Presidente Brasil Selmo Casttro
Treinador Brasil Marcos Cachopa
Patrocinador Brasil ACIJIP Brasil Eucatur
Material esportivo Brasil Placar
Competição Rondônia Campeonato Rondoniense BrasilCopa do Brasil
Website www.ji-paranafc.zip.net
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Ji-Paraná Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Suas cores são azul e branco.

É o maior vencedor do campeonato estadual, após a adoção do profissionalismo em Rondônia, no ano de 1991.

História[editar | editar código-fonte]

O Ji-Paraná foi fundado no dia 22 de abril de 1991. Logo em seus dois primeiros anos de existência, o Ji-Paraná conquistou 2 títulos do Campeonato Rondoniense. Arapongas, Joélson, Cezar, Jaú, Oliveira, Cebola, Anísio, Lindomar,Sávio, Ademirzinho, Gersinho, Fábio, Da Costa e Itamar são jogadores que fizeram parte da primeira e segunda conquistas. Os técnicos da primeira conquista foram Toninho Pastor e Toninho Funari, que assumiu na fase final do primeiro estadual.

Torcida Organizada do Ji-Paraná, a Mancha Azul

Em 2007, o Ji-Paraná fez péssima campanha no campeonato estadual e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão rondoniense. Em outubro do mesmo ano, o clube criou o Departamento de futebol de salão.

Em 2009, a equipe chegou a final do Campeonato Rondoniense de Futebol - Segunda Divisão onde chegou a vencer o Moto Esporte Clube por 2x0. Mas um motim de jogadores fez com que a equipe não comparecesse ao jogo final, perdendo sua vaga de acesso e sendo punido com a exclusão de competições promovidas pela FFER no ano posterior.

2010 foi o ano de reestruturação da equipe. Apostando no futebol da base, participou pela primeira vez do Campeonato Rondoniense Sub-18, onde conquistou o título e garantiu vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011.

Em 2011, foi eliminado na fase de grupos da Copa São Paulo. Entretanto, voltou a ser campeão sub-18, se tornando a primeira equipe a vencer duas edições seguidas do torneio e garantiu vaga na Copa São Paulo de 2012. A equipe profissional do Ji-Paraná também voltou a ser reativada, fazendo uma campanha impecável no Campeonato Rondoniense da Segunda Divisão, se sagrando campeã de forma invicta, e garantindo o acesso à elite do futebol rondoniense.

Em 2012, após onze anos, sem conquista de títulos da divisão principal de Rondônia, conquista seu nono título estadual.

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Criada em 2008, as categorias de base do Ji-Paraná Futebol Clube têm, além da de revelar atletas para a equipe principal, a finalidade de participar da Copa São Paulo de Juniores. O técnico das categorias de base é Luciano de Almeida, que foi técnico interino da equipe principal em 2007.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Galo da BR, mascote e apelido do Ji-Paraná.

O Mascote do Ji-Paraná é o Galo, carinhosamente chamado pela torcida de "Galo da BR", que também é o apelido do time, que apareceu pela primeira vez no estádio no jogo contra Ferroviário de Porto Velho, em 21 de abril de 1991. O novo do galo presente ao campo de futebol era: Reco-Reco. Dos mascotes vivo o time teve os seguintes galos : Reco-Reco, Azeitona, Sabino, Pepino, Diogo, Sabugo, Cheiroso, Repugo, Melozo e Tissika. [1]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

  • Taça Rondônia Eucatur de Futebol: 2001.
Torcida Mancha Azul

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 131º
  • Pontuação: 51 pontos
  • Região Norte: 8º
  • Estadual: 1º

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.