Jogos Patrióticos (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Patriot Games
Jogos de poder (PT)
Jogos patrióticos (BR)
 Estados Unidos
1992 • cor • 120 min 
Direção Phillip Noyce
Roteiro Tom Clancy (livro)
W. Peter Iliff
Donald Stewart
Elenco Harrison Ford
Samuel L. Jackson
Thora Birch
Sean Bean
Género ação
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Patriot Games (br: Jogos patrióticos / pt: Jogos de poder) é um filme dirigido por Phillip Noyce, baseado no best-seller homônimo de Tom Clancy.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Londres, o agente da CIA Jack Ryan, sua esposa e filha estão de férias. Quando eles se encontram nas proximidades do Palácio de Buckingham, Ryan é pego em meio a um atentado terrorista a Lord Holmes, um membro da família real. O agente ajuda a impedir a ação dos agressores e torna-se um herói. Mas o ato corajoso coloca Ryan na mira do terrorista Sean Miller, cujo irmão foi assassinado. Agora Ryan precisa retornar às suas atividades para enfrentar a missão mais importante de sua vida: salvar sua família.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Jogos Patrióticos é o segundo dos quatro filmes protagonizados pelo agente da CIA Jack Ryan. Os demais foram Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Perigo Real e Imediato (1994) e A Soma de Todos os Medos (2002).

Jogos Patrióticos é o primeiro filme onde Jack Ryan é interpretado pelo ator Harrison Ford. O próximo seria Perigo Real e Imediato (1994).

Apesar de Jogos Patrióticos ser uma seqüência de Caçada ao Outubro Vermelho, nos livros de Tom Clancy a ordem das histórias é a inversa. O motivo para esta troca foi o fato de que Harrison Ford é mais velho que Alec Baldwin, intérprete anterior de Jack Ryan.

As cenas que mostram a CIA foram rodadas realmente no quartel-general da verdadeira CIA. Esta foi a primeira vez que a agência permitiu que fossem rodadas cenas de um filme no local.