Johan Gadolin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johan Gadolin
Química
Nacionalidade Finlândia Finlandês
Nascimento 5 de junho de 1760
Local Turku
Morte 15 de agosto de 1852 (92 anos)
Atividade
Campo(s) Química
Conhecido(a) por Ítrio

Johan Gadolin (Turku (então Åbo), 5 de junho de 176015 de agosto de 1852) foi um químico, físico e mineralogista finlandês.

Descobriu o elemento químico ítrio. Foi o precursor da atual pesquisa finlandesa na área de química.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Johan Gadolin nasceu em Turku (Åbo) na Finlândia, filho de Jakob Gadolin . Começou a estudar matemática na Academia Real de Turku com a idade de 15 anos. Concluindo que o estudo da matemática era demasiadamente trabalhoso, dirigiu seus estudos para a área da química. Em 1779 continuou seus estudos de química ingressando na Universidade de Uppsala sendo aluno de Torbern Bergman.

Gadolin tornou-se famoso quando descobriu o primeiro elemento terra rara. Em 1792 Gadolin recebeu uma amostra de um mineral negro e pesado encontrado numa aldeia sueca Ytterby, perto de Estocolmo. A partir de experiências cuidadosas isolou um óxido que posteriormente foi denominado de ítria. A ítria ou óxido de ítrio foi o primeiro composto de terras raras conhecido. Na época foi considerado um elemento químico.

O mineral que Gadolin examinou foi denominado de gadolinita em 1800. O óxido do elemento gadolíniogadolinia – foi nomeado posteriormente por seus descobridores. O nome do elemento gadolínio foi dado em sua homenagem.

Gadolin tornou-se professor de química da Academia de Åbo em 1797. Foi um dos primeiros químicos que deram exercícios de laboratório aos estudantes. Além disso, permitia os estudantes usarem o seu laboratório para experiências privadas.

Gadolin escreveu, em 1798, o primeiro livro texto anti-flogisto não sueco, com o título "Introdução à Química". Apesar da química inorgânica e da química analítica serem os assuntos da maioria de suas publicações, contribuiu também significadamente para a termoquímica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.