John Gilbert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
JohnGilbert.jpg

John Gilbert, nome artístico de John Cecil Pringle (Logan, 10 de julho de 1897 - Los Angeles, 9 de janeiro de 1936) foi um ator norte-americano, de muita popularidade na era do cinema mudo.

No advento do cinema falado, sua carreira entrou em declínio e entrou em conflito com o chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Louis B. Mayer, seu maior sucesso nesse período é o filme Rainha Cristina (1933), protagonizado pelo grande amor de sua vida, Greta Garbo. Foi seu último filme na Metro-Goldwyn-Mayer, pois foi demitido ao exigir salário mais elevado.

Dizia-se na época que sua voz era inadequada para o cinema, mas acredita-se que ele foi vítima de uma campanha difamatória por parte de Louis B. Mayer, chefe da Metro-Goldwyn-Mayer.Fez ainda mais um filme nos estúdios da Columbia Pictures em 1934 e não fez mais nenhum filme até o ano de sua morte.

Em 1934, o alcoolismo severamente danificou a saúde de Gilbert, ele morreu de um ataque cardíaco, sem jamais recuperar sua antiga reputação. Para o fim de sua vida, Gilbert se envolveu com Marlene Dietrich, e no momento de sua morte foi previsto para contracenar com ela no filme Desejo.

Em sua morte em 1936, com 38 anos de idade, John Gilbert foi enterrado no Forest Lawn Memorial Park Cemetery em Glendale, Califórnia.
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.