John Harvard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estátua de John Harvard na Universidade Harvard.

John Harvard (Londres, 26 de Novembro de 1607Charlestown, 14 de Setembro de 1638) foi um pastor congregacional calvinista inglês e que foi viver nas colônias americanas, em Massachusetts, tendo feito uma importante doação à instituição que hoje tem o seu nome: a Universidade Harvard.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu e cresceu em Londres, no "borough" (distrito, bairro, em inglês) de Southwark, condado de Surrey, no quarto de nove crianças, filho de Robert Harvard, um açougueiro, e a esposa, Katherine, nativa de Stratford-upon-Avon. No Verão de 1625, o seu pai, uma meia-irmã, e dois irmãos morreram vítimas de uma "praga", conhecida na época como a peste bubônica. Apenas a sua mãe e seu irmão, Thomas, na sua família sobreviveram.

Ele entrou para o Emmanuel College, em Cambridge, depois foi para a um reduto de puritanos, em Dezembro de 1627 e recebeu o grau de bacharel em artes em 1632. Katherine faleceu em 1635 e Thomas na primavera de 1637. John casou com Ann Sadler, de Ringmer, Sussex, em Abril de 1636.

Em 1637 ele emigrou com a mulher para a Nova Inglaterra e estabeleceu-se em Charlestown, no estado de Massachusetts. Curiosamente, um terço dos primeiros 100 licenciados da Nova Inglaterra o eram pelo Emmanuel College.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

John Harvard faleceu sem deixar herdeiros, de tuberculose. Ele legou em testamento aproximadamente £800 (metade do seu patrimônio) e a sua biblioteca com cerca de 400 volumes ao "New College", na localidade próxima de Cambridge, uma instituição que tinha sido fundada em 8 de Setembro de 1636, e para seu amigo Nataniel Eaton, o primeiro diretor da universidade.

A escola mudou de nome para "Harvard College" no dia 13 de Março de 1639. Harvard passou a ser a primeira a ser referido como Universidade (em vez de college, faculdade em inglês), pela nova Constituição de Massachussetts em 1780.