John Singer Sargent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Singer Sargent
John Singer Sargent, gravura de 1887.
Nascimento 12 de janeiro de 1856
Florença, Itália
Morte 14 de abril de 1925 (69 anos)
Londres, Inglaterra
Nacionalidade Itália italiano
Ocupação Pintor

John Singer Sargent (Florença, 12 de janeiro de 1856Londres, 14 de abril de 1925) foi um famoso pintor de retratos, paisagens e aquarelista.

John Singer Sargent nasceu em Florença, Itália, filho de imigrantes norte-americanos. Viveu na Europa grande parte de sua vida e tornou-se um dos maiores retratistas e muralistas de seu tempo. Com a maestria técnica e a engenhosidade de seus trabalhos, retratou brilhantemente seus modelos, enfocando-lhes o refinamento aristocrático e a altivez.

Estudou na Itália, na Academia de Belas Artes de Florença entre os anos de 1870 a 1874 e depois em Paris, sob a orientação do retratista francês Carolus-Duran [1838-1917], empreendendo uma longa e bem-sucedida carreira.

Sargent não se inclinou em nenhum movimento em particular, mas dialogou em seu tempo com as aristocracias e com as inovações artísticas. Por volta de 1883-84, retratou Virginie Amélie Avegno Gautreau [1859-1915], uma americana vinda de Nova Orleans que havia se mudado para Paris e se casado com o banqueiro Pierre Gautreau. O retrato tornou-se muito famoso e é conhecido como “Madame X”.

A pintura causou muita polêmica, pois originalmente mostrava Madame Gautreau com a alça do vestido eroticamente deslizada sobre seu ombro direito, algo que muito desagradou à crítica conservadora da época.

Não muito tempo depois do escândalo com o retrato “Madame X”, Sargent mudou-se para Londres, onde viveu pelo resto de sua vida. Ele guardou o quadro e cerca de trinta anos depois o vendeu para o Metropolitan Museum of Art.

Madame X (Madame Pierre Gautreau), John Singer Sargent, 1884

Faleceu em Londres em 14 de abril de 1925, enquanto preparava-se para uma viagem para Boston, vítima de uma ataque cardíaco. Encontra-se sepultado em Brookwood Cemetery, Brookwood, Surrey na Inglaterra.[1]

Desenho de Sargent.

Referências

  1. Findagrave.com. John Singer Sargent. Visitado em 08 de setembro de 2012 (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre John Singer Sargent