Jorge Bolena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Jorge Bolena (em inglês: George Boleyn; Norfolk, 1504Londres, 17 de Maio de 1536) foi filho de Tomás Bolena e de Isabel Howard. Foi nomeado Visconde de Rochford e era irmão de Ana Bolena e Maria Bolena, tio de Isabel I da Inglaterra e sobrinho de Thomas Howard, 3º Duque de Norfolk. Foi casado com Joana Parker, com quem não teve filhos.

Crime[editar | editar código-fonte]

Foi acusado de incesto com a própria Ana Bolena (o que ainda se discute se era verdade) e de, com isso, provocar o natimorto de Ana Bolena. Também foi acusado de bruxaria.

Tortura[editar | editar código-fonte]

Ele foi torturado com a irmã a fim de fazê-los confessar, mas os irmãos Bolena negaram até o fim.

Julgamento[editar | editar código-fonte]

O voto de culpá-los foi unânime, incluindo o voto do seu próprio tio, Thomas Howard, 3º Duque de Norfolk. Acredita-se que a queixa foi dada pela sua própria esposa, Jane Parker.

Execução[editar | editar código-fonte]

Foi decapitado a machadada dois dias antes da irmã. Jorge implorou por clemência e tentou fugir, enquanto Ana foi mais calma, atitude que era muito comum entre a monarquia.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.