José Henrique Fonseca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

José Henrique Fonseca é um cineasta e diretor brasileiro.

Dirige comerciais e videoclipes da Conspiração Filmes, produtora que fundou junto com Lula Buarque de Hollanda, Cláudio Torres e Arthur Fontes. É filho do escritor Rubem Fonseca e casado com a atriz Cláudia Abreu desde 1997, com quem tem quatro filhos, Maria, Felipa, José Joaquim e Pedro Henrique (2011)

Formou-se em direito na Faculdade Cândido Mendes, mas escolheu o cinema e o audiovisual como seu meio de trabalho.

Dirigiu uma série para televisão, Agosto (co-dirigida com Paulo José), antes de estrear no cinema, com o episódio Cachorro!, do longa-metragem Traição (1998). Estreou em longa-metragem em O Homem do Ano (2003), que tem como protagonista um policial inspirado em romance de Patrícia Melo. com roteiro escrito em parceria com Rubem Fonseca e Patrícia Melo, uma co-produção da Conspiração Filmes com a Warner.

Participou do Festival de Berlim de 2003 e recebeu o prêmio de melhor primeiro filme no Festival de São Francisco de 2003.

Em 2005, dirigiu e produziu em parceria com a HBO a série Mandrake, baseada nos contos escritos por seu pai nos quais o advogado crimimalista Mandrake era o protagonista. Dirigiu o longa Heleno, baseado na vida do jogador de futebol Heleno de Freitas e protagonizado por Rodrigo Santoro.