Karakuri Circus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karakuri Circus
からくりサーカス
(Karakuri Sākasu)
Gêneros Ação,[1] Fantasia sombria[2]
Mangá
Karakuri Circus
Escrito e ilustrado por Kazuhiro Fujita
Editoração Shogakukan
Revistas Weekly Shōnen Sunday
Demografia Shōnen
Período de publicação 23 de julho de 199714 de junho de 2006
Volumes 43
Anime
Karakuri Circus
Produção Shōta Wada
Direção Satoshi Nishimura
Tomoya Shinoda (assistente)
Roteiro Toshiki Inoue
Kazuhiro Fujita
Música Yuki Hayashi
Estúdio de animação Japão Studio VOLN
Emissoras de televisão Tokyo MX, BS11
Período de exibição 11 de outubro de 201827 de junho de 2019
Episódios 36 episódios
Portal Animangá

Karakuri Circus (からくりサーカス Karakuri Sākasu?) é uma série de mangá japonês escrito e ilustrado por Kazuhiro Fujita, o autor de Ushio and Tora. O mangá foi publicado pela revista da Shogakukan, Weekly Shōnen Sunday, de julho de 1997 a junho de 2006 e compilado em 43 volumes tankōbon.

A história é centrada em Masaru Saiga, um jovem que herda uma fortuna enorme e aspira a se tornar um marionetista, Narumi Katō, um especialista em kung-fu que sofre de síndrome de Zonapha (uma doença estranha que pára sua respiração a menos que ele faça as pessoas rirem) e Shirogane Saiga, uma mulher de cabelo prateado e zelador de Masaru que controla o fantoche Arlequim. Eles devem lutar contra os autômatos lutadores (manequins automáticos) e salvar o mundo da síndrome de Zonapha.

Karakuri Circus foi adaptado para anime pelo Studio VOLN. Foi ao ar de outubro de 2018 a junho de 2019.

Em 2018, o mangá tinha mais de 15 milhões de cópias impressas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

História de fundo[editar | editar código-fonte]

Os eventos estão ligados a um ciclo de reencarnação que começou há 200 anos, quando dois irmãos, Bai Yin e Bai Jin, viajaram da China para Praga para estudar alquimia e melhorar suas habilidades de marionete. Os irmãos encontraram uma linda mulher chamada Francine e ambos se apaixonaram por ela. O irmão mais novo, Jin, ficou arrasado quando seu irmão mais velho Yin propôs a Francine e ela concordou em se casar com ele. Alimentada pelo ódio e pelo desespero, Jin a seqüestrou. Após 9 anos de busca, Yin chegou a Quiberon, na França, apenas para descobrir que Francine adoecera e fora aprisionada por aldeões assustados. Na esperança de curá-la e libertá-la, Yin então trabalhou para criar o Aqua Vitae, um elixir de vida que poderia transmitir incríveis poderes de cura e uma vida útil consideravelmente maior. No entanto, quando ele finalmente concluiu, ele descobriu que a prisão de Francine havia sido incendiada e ela morreu momentos antes que ele pudesse dar a ela.

Outros 23 anos se passaram e o irmão mais novo, Jin, criou um autômato à sua imagem e injetou o Aqua Vitae na esperança de dar vida a ele. Ele ficou muito desapontado quando percebeu que, em contraste com o original Francine, ela não iria rir ou sorrir, não importa o que ele fez. Ele então criou palhaços de autômato para fazê-la rir, mas eles falharam, então ele lançou a síndrome de Zonapha (ZONAPHA) na vila de Kuroga, forçando-os a fazê-la rir ou sofrer uma morte viva. A síndrome de Zonapha é onde o corpo é dominado pelos nervos parassimpáticos, a traqueia se contrai, causando dificuldades respiratórias e dores excruciantes são sentidas em todos os nervos. Os sintomas persistem até que a vítima faça alguém rir. Lucille Berneuil foi um dos aldeões que sofreu com as palhaçadas dos palhaços assassinos. Seis anos depois, Yin retornou e se sacrificou para ativar o Aqua Vitae com seu sangue e salvar os aldeões. Quando Lucille bebeu a água, ela adquiriu as memórias e o conhecimento de Yin junto com seu fantoche Harlequin, e prometeu esmagar os autômatos de Jin.

Anos mais tarde, Shōji Saiga aprendeu a esgrima no Miura Dojo em Nagasaki, enquanto também estudava para ser um médico com o Dr. Bai Yin. Juntos, eles completaram uma marionete que Shōji nomeou um Shirogane. Enquanto tratava de um doente Nakayama, Shōji encontrou uma mulher que se chamava Tohno-dayu, embora seu nome verdadeiro fosse Angelina. Ela segurava a "Pedra Macia" dentro de seu corpo que poderia produzir a Aqua Vitia. Por acidente, ela revelou que tinha a marionete de Bai Yin, Arlequin, que ela usou para ajudar Shōji a escapar de um prédio em chamas. Mais tarde, Shōji rastreou Angelina, onde ela contou sobre seu passado e o frasco de Aqua Vitae que foi dado a ela. Shōji havia se apaixonado por ela e bebeu o líquido, jurando passar a eternidade com ela.

Shōji e Angelina começaram a criar suas próprias marionetes. Eles mais tarde adotaram o shirogane, Dean Maistre como seu filho, nomeando-o Sadayoshi. Shōji também encontrou o autômato Francine que Jin abandonou porque ela não conseguia rir. Shōji a ajustou para torná-la menos poderosa, embora ela quisesse ser desmantelada porque sentia que estava perdendo um equipamento vital. Algum tempo depois, Angelina ficou grávida e deu à luz a menina, Éléonore.

A família foi atacada por autômatos em busca da Pedra Macia, porém a Pedra Macia estava agora dentro de Éléonore e Angelina confiou o bebê a Francine. Francine caiu em um poço com Éléonore, que automaticamente transformou a água em Aqua Vitae, que destruiu Francine, embora tenha salvo Éléonore. Angelina foi mortalmente ferida pelos autômatos e Shōji decidiu manter a existência de Éléonore em segredo, então ele a enviou para o orfanato Quiberon para ser criado por Lucille.

Trinta e sete anos depois, Shōji visitou o orfanato e descobriu que Éléonore se lembrava dele por causa das lembranças de Francine transferidas para ela através do Aqua Vitae. Shōji então aprendeu que Sadayoshi teve um filho chamado Masaru que Shōji criou como seu neto. No entanto, o plano de Sadayoshi era deixar sua fortuna para Masaru como isca para causar a destruição do clã Kuroga. Sadayoshi é a reencarnação de Bai Jin, que transferiu suas memórias para um jovem Bai usando seu cabelo e Aqua Vitae e, em seguida, chamou-se Dean Maistre, que mais tarde foi adotado por Shōji Saiga. Ele planejava transferir suas memórias para Masaru e essencialmente se tornar imortal, mas Shōji destruiu os dados da memória em Karuizawa e pediu a Lucille que enviasse Éléonore para proteger Masaru e encontrar a pedra macia.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O enredo gira em torno de três personagens principais, Masaru Saiga (才賀 勝 Saiga Masaru?), Narumi Katō (加藤 鳴海 Katō Narumi?), e Shirogane (Éléonore) (しろがね (エレオノール)?) e combina as configurações de um circo, alquimia e fantoches Karakuri. A história começa quando o pai de Masaru Saiga morre e deixa 18 bilhões de ienes de herança unicamente para ele. Seu tio e meio-irmãos arquitetam um plano para matar ou sequestrar Masaru para aproveitar o dinheiro. Por coincidência, o sofredor de Zonapha, Narumi Katō, resgata Masaru dos capangas de seu tio com a ajuda da Shirogane Éléonore. Conforme a história avança, uma tragédia de 200 anos é descoberta envolvendo a origem de Shirogane, os autômatos e a síndrome de Zonapha. As pessoas do grupo Shirogane e do grupo Nakamachi Circus devem trabalhar juntas para salvar o mundo e impedir sua destruição da síndrome de Zonapha.

Após o terceiro volume do mangá, a história se divide em dois arcos separados, mas relacionados. No primeiro arco, Narumi Katō se junta ao Shirogane para combater os autômatos (manequins automáticos) e salvar o mundo da síndrome de Zonapha. No segundo arco, Éléonore e Masaru se juntam ao Nakamachi Circus e tentam viver uma vida normal, mas seus destinos ainda estão fortemente ligados ao seu destino predeterminado. Os eventos desencadeados pelos arcos de Narumi ou Éléonore são mencionados na história um do outro, às vezes afetando diretamente um ao outro. Eventualmente, durante o clímax da história, os dois caminhos se cruzam.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

A serialização do mangá iniciou em 1997, na edição 32 de Weekly Shonen Sunday, lançado em 23 de julho de 1997. Terminou em 2006 na edição 26 da mesma revista, lançada em 14 de junho de 2006.[3] Ele mediu 425 capítulos, que foram compilados em 43 volumes tankōbon, com o primeiro volume sendo lançado em 10 de dezembro de 1997 e o último em 11 de agosto de 2006.[4][5] O mangá foi reimpresso e coletado em várias edições:

  • My First Wide: Coletados em 16 volumes, lançados em novembro de 2008 a fevereiro de 2010.[6][7]
  • Wide-ban: Coletados em 23 volumes, lançados em julho de 2011 a abril de 2013.[8][9]
  • Bunkoban: Coletado em 22 volumes, lançado em maio de 2017 a fevereiro de 2019.[10][11]
  • Kanzenban: Coletado em mais de 20 volumes, liberados em setembro de 2018 para a TBA.[10]

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação em anime da série contendo 36 episódios foi ao ar de 11 de outubro de 2018 a 27 de junho de 2019 em Tóquio MX e BS11.[12][13] A série é animada pelo Studio VOLN e dirigida por Satoshi Nishimura, com Toshiki Inoue e Kazuhiro Fujita lidando com composição de séries, e Takahiro Yoshimatsu desenhando os personagens. Yuki Hayashi compôs a música da série e a Twin Engine a produziu.[14] Bump of Chicken cantou a primeira música-tema da série "Gekkō",[15] e Lozareena cantou a primeira música tema "Marionette".[16] A segunda música-tema de abertura é "Haguruma", interpretada por KANA-BOON, e a segunda música-tema da série, "Yūdachi", é interpretada por Memai Siren.[17] A terceira música tema de abertura é "Over me" interpretada por Lozareena, enquanto a terceira é a primeira música de abertura anterior, "Gekkō", de Bump of Chicken.[18][19] A série foi transmitida exclusivamente pela Amazon Video em todo o mundo.[14]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O mangá teve mais de 15 milhões de cópias impressas a partir de 2018.[20][21]

Referências

  1. Komatsu, Mikikazu (12 de outubro de 2018). «Karakuri Circus will Also Get Stage Play Adaptation in January 2019». Crunchyroll. Consultado em 2 de novembro de 2018 
  2. «BUMP OF CHICKEN、アニメ『からくりサーカス』OPに新曲書き下ろし。一部が聴けるPVも» (em Japanese). Rockin'On Japan. 26 de setembro de 2018. Consultado em 2 de novembro de 2018 
  3. «週刊少年サンデー からくりサーカス(藤田和日郎)». mediaarts-db.bunka.go.jp. Consultado em 31 de julho de 2019 
  4. «からくりサーカス 1». 小学館 (em japonês). 10 de dezembro de 1997. Consultado em 31 de julho de 2019 
  5. «からくりサーカス 43». 小学館 (em japonês). 11 de agosto de 2006. Consultado em 31 de julho de 2019 
  6. «からくりサーカス(第1巻) (My first wide)» (em Japanese) 
  7. «からくりサーカス(第16巻) (My first wide)» (em Japanese) 
  8. «からくりサーカス 1 | 藤田和日郎». 小学館コミック (em japonês). Consultado em 31 de julho de 2019 
  9. «からくりサーカス 23 | 藤田和日郎 | 【試し読みあり】». 小学館コミック (em japonês). Consultado em 31 de julho de 2019 
  10. a b «からくりサーカス 完全版 1». 小学館 (em japonês). 18 de setembro de 2018. Consultado em 31 de julho de 2019 
  11. «からくりサーカス 22 完結». 小学館 (em japonês). 15 de fevereiro de 2019. Consultado em 31 de julho de 2019 
  12. «Karakuri Circus Manga by Ushio & Tora's Kazuhiro Fujita Gets TV Anime». Anime News Network 
  13. «Karakuri Circus Anime Gets 36 Episodes». Anime News Network 
  14. a b «Karakuri Circus Anime Unveils Cast, Staff, Video, October Debut, Amazon Streaming». Anime News Network 
  15. «Karakuri Circus Anime's 2nd Promo Reveals More Cast, Bump of Chicken Opening, October 10 Debut». Anime News Network 
  16. «Karakuri Circus Anime's Promo Video Previews Lozareena Ending Song». Anime News Network 
  17. «Karakuri Circus Anime Reveals New Theme Songs' Artists in Promo». Anime News Network 
  18. «Karakuri Circus Anime's Latest Promo Video Previews New Opening». Anime News Network 
  19. «Karakuri Circus Anime's Latest Promo Video Previews New Ending Song». Anime News Network 
  20. «Kazuhiro Fujita's "Super Important Announcement" is Revealed as "Karakuri Circus" TV Anime». Crunchyroll 
  21. «Karakuri Circus Anime Gets 36 Episodes». Anime News Network 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]