Kikki Danielsson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ann-Kristin (Kikki) Danielsson (Osby, 10 de Maio de 1952) é uma cantora country, dansband ou pop, sueca. Por vezes, toca acordeão. Também é famosa por cantar à tirolesa, nalgumas canções.

Kikki Danielsson cantando ao vivo em 2008. Foto de Daniel Åhs Karlsson

Vida e trabalho[editar | editar código-fonte]

Kikki Danielsson participou 9 vezes no Festival da Canção da Suécia (Melodifestivalen) e uma no da Noruega. Participou por duas vezes no Festival Eurovisão da Canção: no Festival Eurovisão da Canção 1982, na banda pop Chips(banda) com a canção "Dag efter dag" (Dia após Dia), que terminou em 8º lugar) e no Festival Eurovisão da Canção 1985 a (solo) com a canção Bra vibrationer (Boas vibrações, que terminou em 3º lugar).

Kikki Danielsson como cantora iniciou a sua carreira na banda sueca Wizex em 1973. Participou como membro desse grupo no Melodifestivalen de 1978. Em 1982, deixou essa banda e passou a fazer parte da banda Chips (banda) e participou como membro desse grupo em 1981 e 1982 (em que venceu). Participou em vários shows televisivos e radiofónicos não apenas no seu país natal como nos Estados Unidos da América na década de 1980.

Em 1984, casou com o músico sueco Kjell Roos, de quem teve um filho. Em 1987, publicou o álbum "Min barndoms jular" (com canções de Natal). Juntamente com Roosarna ela produziu uma série de canções na década de 1990 que foram sucesso no seu país. Em 1999 separou-se de Kjell Roos.

Os seus problemas relativos ao consumo de álcool têm sido motivo para mexericos na imprensa sensacionalista da Suécia e levaram-na a parar por um pequeno período a sua carreira.

Participações no Festival da Canção da Suécia e na Eurovisão[editar | editar código-fonte]

8.º lugar no Festival Eurovisão da Canção 1982
3º lugar Festival Eurovisão da Canção 1985

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kikki Danielsson