Klaus Schulze

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Klaus Schulze
Informação geral
Nascimento 4 de agosto de 1947
Origem Berlim
País Alemanha Flag of Germany.svg
Gênero(s) música eletrônica: trance, space music, Berlin School
Período em atividade 1969 - atualmente
Gravadora(s) Ohr Records
Brain Records
Virgin Records
Metronome
Manikin Records
Island Records
IC
Inteam
ZYX Records
WEA
Rainhorse
Synthetic Symphony
FAX +49-69/450464
Afiliação(ões) Tangerine Dream
Ash Ra Tempel
Página oficial www.Klaus-Schulze.com

Klaus Schulze (Berlim, 4 de agosto de 1947) é um compositor e músico alemão de música eletrônica. Após uma breve carreira nas bandas Tangerine Dream e Ash Ra Tempel, tornou-se artista solo, lançando mais de quarenta álbuns.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1969, Klaus Schulze era o baterista de uma das primeiras formações do Tangerine Dream para o álbum de estréia da banda, Electronic Meditation. No ano seguinte ele deixou o grupo para formar o Ash Ra Tempel com Manuel Göttsching. Em 1971, após um álbum com a banda, ele a deixou para tornar-se um artista solo. Klaus lançou seu álbum de estréia Irrlicht em 1972, com órgão e a gravação de uma orquestra. Apesar da falta de sintetizadores, esse trabalho é considerado como um marco na música eletrônica. Em seguida foi lançado Cyborg, similar mas com a adição de um sintetizador EMS Synthi A.

Schulze produz um som mais orgânico que outros artistas eletrônicos de sua época. Frequentemente ele produziu sons não eletrônicos como o violão usado no álbum Blackdance, ou o violoncelo usado em Dune e Trancefer.

Na década de 1980 ele trocou os equipamentos analógicos pelos digitais, tornando seu som mais acessível e menos experimental.

Recentemente, o músico vem incorporando elementos de jazz e música clássica, trabalhando com música eletrônica dançante através de gêneros como o trance.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.