Knattspyrnufélag Reykjavíkur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
KR Reykjavík
KR Reykjavík.png
Nome Knattspyrnufélag Reykjavíkur
Alcunhas KR-ingar
Fundação 16 de fevereiro de 1899 (115 anos)
Estádio KR-völlur
Capacidade 6.000
Localização Reykjavík,  Islândia
Presidente Islândia Guðjón Guðmundsson
Treinador Islândia Rúnar Kristinsson
Patrocinador Shell
Material esportivo Nike
Competição Úrvalsdeild/Pepsi-deildin
Divisão 2011 Úrvalsdeild/Pepsi-deildin, 1º lugar (Campeões)
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Knattspyrnufélag Reykjavíkur ou KR Reykjavík é uma agremiação esportiva islandesa, fundada a 16 de fevereiro de 1899, sediada em Reykjavík, capital da Islândia. Além do futebol o clube compete nos seguintes esportes: basquetebol, badminton, boliche, handebol e natação.

História[editar | editar código-fonte]

É o clube de futebol mais antigo da Islândia. Manda seus jogos no estádio KR-völlur, com capacidade para 6.000 torcedores. Suas cores são preto e branco.

O nome anterior era Fótboltafélag Reykjavíkur ou Reykjavík Football Club, antes de mudar para Knattspyrnufélag Reykjavíkur, significando também Reykjavík Futebol Clube, a mudança porque "knattspyrna" é considerada uma palavra mais elegante ("Fótbolti" é traduzido literalmente como "futebol", enquanto "knattspyrna", ao traduzir como "futebol", é literalmente "ballkicking"). O KR foi o único em Reykjavík, em uma década, mas logo que outros clubes foram estabelecidos havia planos para competições. O clube alvinegro venceu o campeonato inaugural, em 1912, depois de um play-off contra o Fram.

Depois de conquistar o título, o clube optou por usar as cores dos então campeões inglese Newcastle United Football Club. Foi o primeiro também a ganhar a Copa da Islândia em 1960. O KR foi o pioneiro do país a jogar nas competições europeias, frente ao Liverpool FC, em 1964. A partida também foi a primeira do Liverpool em copas europeias. Na categoria feminina, o KR também foi o primeiro competidor islandês na Europa, entrando na competição inaugural Europeia em 2001.

Quando o KR ganhou o título XX, em 1968, foi considerado como mais um título. Ninguém poderia ter previsto que o clube teria que esperar por 31 anos, até que seu sucesso ressurgisse. O inesperado rebaixamento para a Segunda Divisão, em 1977, só parecia reforçar a solidariedade dentro do clube.

No ano do centenário do KR, em 1999, os jogadores visaram mais um título nacional. A equipe não ganhava o título da liga por 31 anos, apesar de muitas vezes terem sido os favoritos. O time conquistou o título com uma vitória por 4 a 0 sobre o Víkingur na penúltima rodada, e depois bater o ÍA por 3 a 1 na final da Taça diante de uma multidão com capacidade do estádio nacional. A equipe feminina foi igualmente bem-sucedida, vencendo o campeonato. O KR comemorou o seu centenário com um inédito duplo-duplo.

No total, a equipe masculina ganhou o título da liga nacional 25 vezes e a Copa da Islândia por 12 vezes. Durante a última década, a equipe feminina ganhou seis títulos da liga e ganhou duas vezes a Copa.

O maior sucesso em nível europeu foi na UEFA Europa League 2009-2010, quando derrotou o AE Larissa (2 a 0, 1 a 1) na segunda pré-eliminatória, mas foi eliminado na fase seguinte pelo FC Basel (2 a 2, 1 a 3).


Títulos[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
1 Islândia Hannes Þór Halldórsson
22 Islândia Fjalar Þorgeirsson
30 Islândia Rúnar Rúnarsson
Defensores
Jogador Pos.
2 Islândia Grétar Sigurðsson Z
5 Islândia Egill Jónsson Z
6 Islândia Gunnar Þor Gunnarsson Z
12 Islândia Dofri Snorrason Z
18 Islândia Aron Jósepsson Z
25 Islândia Björn Jónsson Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
4 Islândia Bjarni Guðjónsson M
9 Islândia Thorsteinn Ragnarsson M
10 Islândia Kjartan Finnbogason M
11 Islândia Óskar Örn Hauksson M
14 Islândia Haukur Hauksson M
15 Islândia Viktor Arnarsson M
23 Islândia Atli Sigurjónsson M
Atacantes
Jogador
8 Islândia Baldur Sigurðsson
19 Islândia Magnús Lúðvíksson
Comissão técnica
Nome Pos.
Islândia Rúnar Kristinsson T

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]