Kurt Nilsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kurt Nilsen
Kurt Nilsen performing at Tusenfryd, Norway.jpg
Informação geral
Nascimento 29 de Setembro de 1978
Origem Bergen
País  Noruega
Gênero(s) Pop
Rock
Instrumento(s) Vocal
Violão
Guitarra
Período em atividade 1998 - 2003 (Fenrik Lane) - 2003 - presente (Solo)
Gravadora(s) SonyBMG
Afiliação(ões) Lind, Nilsen, Fuentes, Holm
Página oficial http://www.kurtnilsen.com

Kurt Erik Kleppe Nilsen (29 de Setembro de 1978, Bergen) é um cantor, compositor e multi-instrumentista norueguês, residente na Gaupås no bairro Arna em Bergen. Ganhou a versão norueguesa do Idol, transmitida na TV2 em Maio de 2003. Antes do Idol, participou da banda Fenrik Lane, onde lançou 2 álbuns. O single "She's So High" foi direto em primeiro lugar na lista da VG-listen topp 20 e foi o single mais vendido na Noruega por muito tempo. Seu álbum de estreia, intitulado apenas de I (Eu) (2003) continha uma grande quantidade de material de autoria própria e foi também um sucesso.

Mais tarde, ganhou o World Idol em Janeiro de 2004, onde bateu concorrentes de dez outros países e fez pontuação máxima de dez dos onze países, no dia 25 de Dezembro. Ian Dickson, juiz australiano, disse: "Você tem a voz de um anjo, mas a aparência de um Hobbit. Se esta for caminhada será o ídolo do Mundo Inteiro.", frase que marcou sua trajetória nos programas Idol e World Idol.

Em Janeiro 2005, separou-se de Kristine Jacobsen, com quem, depois de 11 anos de convivência, teve dois filhos: Marte (n. 1997) e Erik (n 2000). Em janeiro de 2006, sua nova namorada deu à luz seu terceiro filho, Lucas. Eles se casaram no final daquele ano.

Em 2006 ele excursionou e tocou com Espen Lind, Alejandro Fuentes e Askil Holm. Juntos, eles fizeram a turnê Hallelujah Live, que consiste de várias covers. Em 2006 Kurt também foi nomeado para o Grammy em 2007 com o hit "Push Push" para o Prêmio Grammy em 2007. Em 2009 repetiu sua turnê com Espen Lind, Alejandro Fuentes e Askil Holm, lançando a turnê Hallelujah Live - Volume 2

Discografia[editar | editar código-fonte]

Fenrik Lane

Carreira Solo

Singles[editar | editar código-fonte]

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]