Lácio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lácio
Lazio
Bandeira de LácioLazio
Área: 17 203 km²
População: 5 664 714 hab.
Densidade: 328 hab./km²
Províncias: Frosinone, Latina, Rieti, Roma, Viterbo
Capital: Roma
Website: www.regione.lazio.it
Localização de LácioLazio no mapa da Itália

O Lácio (em latim, Latium; em italiano, Lazio) é uma região da Itália central com cinco milhões de habitantes e 17 203 km² , cuja capital é Roma.[1] [2] [3] Tem limites ao norte com a Toscana e Úmbria, a leste com Marche, Abruzzo e Molise, ao sul com a Campânia e a oeste com o mar Tirreno.[1] [2] [3]

O Lácio estende-se da cordilheira dos Apeninos, espinha dorsal da península Itálica, ao mar Tirreno. Seu nome, originalmente Latium, remete aos latinos, povo do qual os romanos descendem e cujo idioma, o latim, tornou-se a língua formal do Império Romano, tendo sido amplamente difundido nos territórios sob o seu domínio. De enorme importância histórica e cultural, foi o local onde Roma foi fundada, acredita-se que no século VIII a.C. O nome da região acabou por denominar também o internacionalmente conhecido clube de futebol da capital do país (SS Lazio).

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da região sobrevive também na designação tribal da antiga população dos latinos, que deram origem ao povo romano. Na mitologia romana diz-se que o obscuro rei Latino deu seu nome à região. A lingüística moderna postula que as origens do nome "Lácio" residem na raiz proto-indo-europeia (PIE) *stela- ("espalhar", "estender"), que expressa idéia de "terreno de natureza plana" (em contraste ao terreno de maior altitude dos vizinhos sabinos). Porém, o nome também pode ter suas origens numa língua ainda anterior, não indo-européia (vide entrada do Online Etymological Dictionary). Uma vez que "Lácio" é mais respeitado como designação para a Roma Antiga, o termo não é usado como classificação ou designação em mapas ou globos.

História[editar | editar código-fonte]

A região que se tornaria o Lácio era populada, nos séculos anteriores à habitação dos romanos, por diversos povos, alguns de origem não indo-européia. Foi dominada pelos etruscos, tanto cultural como politicamente, mas era uma região com várias culturas locais, onde cada cidade-Estado possuía a sua própria, de alguma forma relativa à Grécia. De fato, o comércio com os gregos e com os fenícios influenciou fortemente a cultura etrusca, que adquiriu seu alfabeto (depois herdado por Roma) e alguns traços culturais a partir destas duas fontes.

Ao mesmo tempo em que as tribos indo-européias mais tardias deslocavam-se em direção à Grécia, outras tribos, de parentesco próximo, invadiram muitas outras regiões, incluindo aquela que um dia se tornaria a Itália. Entre estas tribos estavam os povos que hoje chamam-se latinos, que se estabeleceram no (que hoje se chama) Lácio. Inicialmente foram vistos como recém-chegados - um tipo de subclasse - pela maioria das pessoas das cidades-estados locais.

Sua chegada, entretanto, sujeitou essas cidades-locais a uma grande dose de imperialismo. Terminaram unindo-se contra os etruscos e contra os samnitas, tomando parte numa série de guerras que só terminariam em 338 a.C., culminando com sua cidade principal, Roma, exercendo domínio sobre toda a região. Após a Guerra Social (91–88 a.C.), Roma concedeu cidadania a todos os povos da região.

O Lácio é de grande importância para a história, as artes, a arquitetura, a religião e para a cultura em geral. O imenso patrimônio da cidade de Roma forma apenas uma parte da riqueza que se estendia pelas centenas de cidades, vilas, abadias, igrejas, monumentos e outros locais da região.

Administração[editar | editar código-fonte]

Esta região é composta de cinco províncias:

Latium Provinces.png

Província Área (km²) População Densidade (hab./km²)
Província de Frosinone 3.244 496.545 153,1
Província de Latina 2.251 543.844 241,4
Província de Rieti 2.749 158.545 57,7
Província de Roma 5.352 4.097.085 765,5
Província de Viterbo 3.612 314.690 87,1

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Europa | Itália | Lácio
Frosinone | Latina | Rieti | Roma | Viterbo


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências