Língua macedônia antiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Macedônio antigo

(Αρχαία μακεδονική γλώσσα)

Falado em:: Macedônia
Classificação
genética:
Indo-europeu

 Proto-grego
  Macedônio antigo

ISO 639-1 -
ISO 639-2(B) -
ISO 639-3.5 xmk

O antigo macedônio (português brasileiro) ou macedónio (português europeu) era a língua indo-europeia falada pelos antigos macedônios, povo que habitou a região histórica da Macedônia durante o primeiro milênio a.C.. A partir do século IV a.C. foi gradualmente substituído pelo koiné, dialeto do grego antigo baseado no dialeto ático.[1]

O conhecimento do idioma é muito limitado, porque não foram descobertos de maneira incontestável textos que tenham sido escritos no idioma. O volume de inscrições públicas e privadas do período que restaram indica que talvez não tenha existido um idioma escrito na antiga Macedônia, e que o grego era utilizado para esta função.[2] .

Um vocabulário do macedônio foi reunido a partir das fontes antigas, especialmente de inscrições em moedas, e a partir do léxico de Hesíquio de Alexandria, escrito no século V, que abrange 150 palavras e 200 nomes próprios - embora o número de palavras possa variar de acordo com a interpretação dada pelo estudioso. A maior parte deles se assemelha à koiné, enquanto algumas parecem apontar para uma linhagem separada do indo-europeu.

Referências

  1. Borza, Eugene N. In the Shadow of Olympus: The Emergence of Macedon, p.94 (citando Hammond); G. Horrocks, Greek: A History of the Language and its Speakers (1993), ch.4.1.
  2. The Cambridge ancient history, 3rd edition, Volume VI. [S.l.]: Cambridge University Press, 2000. p. 730.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]