Macedônia (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Macedónia (região)
Macedónia grega (azul) e República da Macedónia (vermelho).
   Macedónia (Grécia)    República da Macedónia

A Macedônia (português brasileiro) ou Macedónia (português europeu) é uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa.

Definir os limites da Macedônia é tarefa difícil, devido às múltiplas descrições adotadas pelos diferentes países da área. De qualquer modo, o termo, na sua mais ampla acepção, refere-se a uma região situada entre o rio Nestos e os Ródopes a leste, os montes Osgorske, o Montenegro e a Stara Planina (nome que a cordilheira dos Bálcãs recebe na Bulgária), ao norte, os montes albaneses de Jablanica e os lagos de Ohrid e de Prespa a oeste e as montanhas do Grammos e do Olimpo[desambiguação necessária], ao sul.

A região geográfica macedônia é atualmente dividida entre a Grécia (52,4%), a República da Macedônia (35,8%), a Bulgária (10,1%), a Albânia (1,4%) e a Sérvia (0,3%).

Cabe notar que a área da macedônia não é homogênea nem do ponto de vista geográfico, nem do étnico.

Ver também[editar | editar código-fonte]