Leitão (Disney)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leitão (Disney)
Personagem de Ursinho Pooh
Nome original Piglet
Sexo Masculino
Espécie Leitão
Nome em francês Porcinet
Primeira aparição Winnie-the-Pooh
Última aparição Pooh's Super Sleuth Christmas Movie
Interpretado por John Fiedler
Comida preferida Bolotas
Projecto Banda desenhada  · Portal Disney

Leitão (Piglet, no original em inglês e em português de portugal), é um personagem da turma do Ursinho Puff.

Inicialmente, nos três curtametragens do filme Puff - O Ursinho Guloso (1977), a tradução do nome do personagem foi "Bacorinho" (a palavra "bacorinho" ou "bácoro" é uma variante para "porquinho"), mas na dublagem dos episódios feitos para TV nos anos 80, ele passou a se chamar "Leitão", nome pelo qual é conhecido até hoje.

Leitão é um porco bem pequeno que usa um colete cor de rosa listrado. Ele tem pernas curtas (apesar de correr bem rápido quando fugindo de algo), braços curtos e orelhas bem grandes, mas não tem rabo. Adora comer bolotas, sendo a sua comida preferida.

Leitão é considerado medroso pois ele tem medo de quase tudo. É também muito cauteloso, precavido, sensato e prestativo (gosta muito de ajudar). Leitão raramente tem vontade de fazer qualquer coisa perigosa ou ariscada, ele só o faz quando seus amigos precisam dele, ou quando alguém garante que não há perigo.

O melhor amigo de Leitão é o Urso Puff. Abel também parece gostar muito dele, especialmente por sua sensatez. Outros amigos de Leitão são Bisonho, Tigrão, Corujão, Roque-Roque, Guru, Kessie e Bolota.

Na Turquia, a série foi retirada do ar por causa de Leitão ser um porco, e os porcos serem considerados animais sujos nesse país.

No Brasil, a voz do Leitão foi feita por Cleonir dos Santos nos três primeiros curtametragens incluidos em "Puff - O Ursinho Guloso", e depois por Oberdan Junior, que assumiu a voz do personagem ainda criança, em todos os episódios da série As Novas Aventuras do Ursinho Puff, permanecendo até 2007, e sendo substituido por Alexandre Moreno na série Meus Amigos Tigrão e Pooh.

Leitão deu a sua casa ao Bisonho, e depois foi morar com Puff.

Na placa na casa do Leitão se lê a frase Tresspasser will (invasores serão). O resto da frase é desconhecido. A placa está meio quebrada e não dá para saber o que estava escrito originalmente.

No primeiro curta produzido do Ursinho Puff, Winnie the Pooh and the Honey Tree, Leitão não aparece pois a Disney decidira substituí-lo por Roque-Roque, no entanto, no próximo curta tanto ele quanto Roque-Roque apareceram.

O seu filme, Piglet's Big Movie, obteve mais receitas de venda que o próprio filme do Winnie the pooh, estreado em 2011.

Aparições[editar | editar código-fonte]