Leite Moça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Leite Moça é uma das mais importantes marcas de leite condensado do Brasil.[1] [2]

A marca pertence à Nestlé e é produzida no interior de São Paulo, sendo a versão brasileira da marca americana Milkmaid, da espanhola La Lechera e da francesa La Laitère. No Brasil, o leite condensado americano era importado dos Estados Unidos desde 1890.[2] No entanto, o nome, difícil de pronunciar, acabou não sendo assimilado pelo público, que a ele se referia apenas como "leite da mocinha" ou "leite da moça", em referência ao desenho da camponesa que ilustrava suas embalagens.[2] Começou a ser fabricado no Brasil em Araras, interior de São Paulo, em 1921.[2] Na década seguinte, a Nestlé decidiu passar a utilizar a marca Moça oficialmente.

Em 1983 por causa da sua região de porte leiteiro a Nestlé Leite Moça foi tranferida para o interior de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros assim permanecendo até os dias atuais.

A marca é conhecida por suas ações de marketing, como por exemplo a campanha "Você faz maravilhas com Leite Moça”, de 1980. Na década de 1990, a Nestlé criou um time de voleibol com o nome de Leite Moça Sorocaba, depois renomeado para Leites Nestlé, com a sede transferida para Jundiaí. O time possuía em seu plantel algumas das maiores jogadoras do país à época, e chegou a ser campeão mundial.

Ainda nos anos 90, a marca teve Roberto Carlos como seu garoto-propaganda.

Referências

  1. Exame Abril (09/12/2011). Leite Moça completa 90 anos de sucesso. Página visitada em 18/12/2011.
  2. a b c d Terra (05/08/2006). Leite Moça. Página visitada em 18/12/2011.