Limeaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLimeaceae
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: eudicotiledóneas nucleares
Ordem: Caryophyllales
Família: Limeaceae
Reveal[1]
Géneros
Ver texto

Limeaceae é uma família de plantas com flor que compreende subarbustos e espécies herbáceas, nativas da África tropical, de Leste e do Sul, e do Sul da Ásia.[1]

Esta é uma família reconhecida recentemente através de pesquisas do sistema APG III para lidar com dificuldade filogenéticas de longo tempo em colocar vários géneros dentro da ordem Caryophyllales.[2]

Anteriormente, os géneros que constituem esta família haviam sido colocadas na família Molluginaceae ou da família Aizoaceae.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São plantas herbáceas, anuais e perenes, ou arbustos. As folhas são simples e em algumas espécies são reduzidas a escamas, dispostos em espiral à volta do caule. Não apresentam estípulas.

As flores são hermafroditas. No geral apresentam cinco sépalas livres, as pétalas podem estar ausentes, poucas vezes de três a cinco. Os filamentos dos estames fundem-se na base. O gineceu apresenta de dois a sete carpelos fundidos numa ovário sincárpico. Cada lóculo leva de um a três óvulos com placentação axilar. O fruto é uma cápsula ou um esquizocarpo. As sementes podem ou não apresentar arilo. A dispersão das sementes realiza-se por endozoocoria. O número cromossómico é x = 9.[1]

Géneros e espécies[editar | editar código-fonte]

Segundo o APWeb esta família possui um género e 21 espécies.[1]

O The Plant List regista um género, Limeum e 7 espécies aceites:[3]

Referências

  1. a b c d Stevens, P. F.. ANGIOSPERM PHYLOGENY WEBSITE, version 12. Angiosperm Phylogeny Website. Version 12, July 2012 [and more or less continuously updated since]. Missouri Botanical Garden. Página visitada em 14 August 2012.
  2. Crawley, S. S.; Hilu, K. W.. (10 November 2011). "Impact of missing data, gene choice, and taxon sampling on phylogenetic reconstruction: the Caryophyllales (angiosperms)". Plant Systematics and Evolution 298 (2): 297–312. DOI:10.1007/s00606-011-0544-x.
  3. The Plant List (2010). Version 1. Published on the Internet; http://www.theplantlist.org/ (accessed 1st January).
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.