Livro das Sombras de Honorius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Livro das Sombras de Honorius, ou Liber Juratus (ainda Liber Sacer/Sacratus/Consecratus/Grimoire de Honorius) é um grimório suposamente Honorius de Tebas. A data de sua escrita é incerta, tendo sido mencionado como Liber Sacer no século XIII, o que indicaria algo na era da Alta Idade Média. Johannes Hartlieb (1456) menciona que seria um dos livros usados em Magia negra. O mais a</ref>, datando de o final do século XIV, início do XV, tendo pertencido ao matemático John Dee. É uma das grimórias medievais mais antigas e com maior influência.

É possivelmente um produto de um grupo de mágicos que decidiram condensar seus conhecimentos em um único volume. São 93 e capítulos que cobrem uma grande variedade de tópicos, desde como salvar um alma do purgatório, como acerca de como prender ladrões ou encontrar tesouros. Há muitas instruções sobre como conjurar ou invocar demónios, perpetrar outras operações de magia, conhecer o que existe no Paraíso e outras informações dessa natureza. Como nos demais grimórios apresenta longas dissertações sobre como operar todos os feitiços e suas palavras mágicas.

O livro pode ser classificado como um "Grimório Salomônico" por usar muitos poderes angelicais e chaves (palavras mágicas) como as que se encontram em A Chave de Salomão.

"Neste texto chamado a "Grimória de Honorius", ele discute o valor dos conhecimentos ocultos na Igreja e sobre como convocar e fazer crescer entidades demoníacas, aprendendo então a controlar as mesmas. Ele usa a fé em Deus e a mistura com ensinamentos do Rei Salomão; contém invocações de demônios para cada diferente dia semana. Há relatos sobre um padre que precisa urgenciar por meio de sacrifícios de animais durante algum tempo a dominação de espíritos demoníacos.".[1]

Edições[editar | editar código-fonte]

Em Inglês

  • Gösta Hedegård, Liber Iuratus Honorii: A Critical Edition of the Latin Version of the Sworn Book of Honorius, Studia Latina Stockholmiensia 48, Almqvist & Wiksell (2002), ISBN 978-91-22-01970-1.
  • Daniel Driscoll, The Sworn Book of Honourius[2] the Magician, Heptangle Books, 1977.

Referências

  1. Boyd, Katie (2009) p. 100, "Devils and Demonology in the 21st Century", Shiffer Publishing Ltd., Atglen, PA.
  2. Seria um dito "hiper-Britanicismo" feito por um Americano que conheceria uma soletração de honra ('honour')

Ligações externas[editar | editar código-fonte]