Luís Tirelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís Tirelli
Nascimento 15 de agosto de 1883
Rio de Janeiro
Morte 13 de outubro de 1945 (62 anos)
Cidadania Brasil
Ocupação político

Luís Tirelli (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 188313 de outubro de 1945) foi um político e jornalista brasileiro. Exerceu o mandato de deputado federal constituinte pelo Amazonas em 1934.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carta enviada a Armando Salles de Oliveira sobre a instalação de sede da UDB em Manaus em 1937, assinada por Luís Tirelli. APESP

Filho de Rafael Tirelli e Maria Ferreira Tirelli, nasceu no Rio de Janeiro, na época em que a cidade era capital do império.

Aos 29 anos, organizou a primeira Federação Marítima do Brasil, no Amazonas, e elegeu-se deputado estadual, mas renunciou antes das eleições. Mais velho, participou da Revolução de 1930 no Rio Grande do Norte, filiado à Aliança Liberal, como oficial do 29° Batalhão de Caçadores, comandando a Escola de Aprendizes Marinheiros, em Natal.

Em maio de 1933, elegeu-se deputado à Assembleia Nacional Constituinte pelo Partido Trabalhista Amazonense. Quando eleito, entre os trabalhos constituintes feitos, apresentou a emenda relativa à nacionalização dos serviços de cabotagem.

Foi deputado federal pelo Partido Popular do Amazonas entre maio de 1935 até novembro de 1938, época em que foi implementado o Estado Novo e todos os órgãos legislativos do país foram dissolvidos.

Também fundou o Jornal dos Marítimos, foi engenheiro técnico da The Texas Company e presidente de honra da Federação Trabalhista.

Referências

  1. «Luís Tirelli - CPDOC». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 21 de novembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.