Lucília Guimarães Villa-Lobos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lucília Guimarães)
Lucília Villa-Lobos
Nascimento 26 de maio de 1886
Paraíba do Sul
Morte 25 de maio de 1966
Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileira
Ocupação Pianista

Lucília Villa-Lobos (Paraíba do Sul, 26 de maio de 1886Rio de Janeiro, 25 de maio de 1966) foi pianista e professora de música brasileira. Fez seus estudos no antigo Instituto Nacional de Música[1].

Foi importante intérprete da obra de Heitor Villa-Lobos durante 22 anos, tendo se casado com este em 1913[1]. Foi precursora do ensino da música e do canto em escolas públicas do Brasil, uma vez que teve grande atuação no magistério público como orientadora do Serviço de Educação Musical e Artística, onde ministrou cursos de canto orfeônico para outros professores[1]. Dirigiu o Coro Padre José Mauricio na Escola Normal Orsina da Fonseca, que recebeu prêmio do Ministério da Cultura do Brasil.[2] Em 1935 organizou o coro do Santo Cristo, no Rio de Janeiro. No natal do mesmo ano, realizou sua estreia na Rádio Tupi, onde teve aclamação do grande público, tendo realizado apresentações por todo o Brasil. Ela também criou o conjunto Vozes do Brasil, onde formou 15 professores de canto[1].

Ela também era poetisa e escreveu muitas letras para cânticos integrados ao repertório de orfeões escolares, além de arranjos de cantigas folclóricas e sertanejas. Uma de suas principais obras, Hino ao Sol, que foi regida diversas vezes por Villa-Lobos, foi apresentada em Praga no ano de 1936, no idioma tcheco. Escreveu também outras canções de sucesso, como "Despertar", "Bendita é a nossa terra" e "Meu Sertão"[1].

Ela veio a falecer em 25 de maio de 1966, na véspera do seu aniversário de 80 anos[1].

Referências

  1. a b c d e f Schumaher, Schuma; Vital Brazil, Érico (2000). Dicionário Mulheres do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. p. 342 
  2. «Sitio Mulher 500 anos». Consultado em 17 de outubro de 2009. Arquivado do original em 10 de outubro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.