Lyudmila Rudenko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lyudmila
Informações pessoais
Nome completo Lyudmila Vladimirovna Rudenko
Nascimento 27 de julho de 1904
Lubni, Rússia
Nacionalidade  Russia
Falecimento 4 de março de 1986 (81 anos)
São Petersburgo, Rússia
Títulos Grande Mestre
Grande Mestra

Lyudmila Vladimirovna Rudenko (Russo: Людмила Владимировна Руденко; a transcrição de seu primeiro nome pode variar de diferentes maneiras - Liudmila, Ljudmila, Ludmila…; (Lubni, 27 de Julho de 19044 de março de 1986) foi uma enxadrista soviética, GMI e GMIF pela FIDE e a segunda Campeã Mundial Feminina de Xadrez, de 1950 até 1953.

Nasceu em Lubni, região da Poltava da Ucrânia, seu pai a ensinou a jogar aos 10 anos de idade embora ela tenha levado mais a sério a natação, onde competia no estilo nado de peito.

Começou a participar de torneios de xadrez em 1925, depois de se mudar para Moscow. Depois, mudou-se novamente para São Petersburgo onde conheceu e casou-se com o cientista Lev Davidovich Goldstein; com quem teve um filho em 1931.

Durante a Segunda Grande Guerra, organizou um comboio de trem para evacuar as crianças do Cerco a Leninegrado, coisa que posteriormente veio a descrever como a mais importante que havia feito na vida. Com o fim da guerra e a morte da então campeã mundial Vera Menchik durante um ataque aéreo a Londres em 1944, a FIDE decidiu organizar um novo ciclo entre 1949 - 1950, que aconteceu em Moscou, para determinar a nova campeã mundial. Lyudmila venceu e manteve o título até o ciclo seguinte em 1953 quando o perdeu para Elisabeth Bykova.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.